TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romance De 30

Dissertações: Romance De 30. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Romance de 1930 (1930-1945)

O Modernismo é divido didaticamente em três fases: a primeira ficou conhecida por seu caráter rebelde, de ruptura com a tradição; a segunda apresenta maturidade, com uma abordagem mais séria dos assuntos, e tem uma rica produção literária; a terceira, também chamada de Pós-Modernismo, foi apelidada de “Parnasianismo” porque seus valores, de certa forma, divergiam dos da primeira fase.

O início do Modernismo foi na Semana de Arte Moderna, que aconteceu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O movimento trouxe as tendências das Vanguardas Europeias, que faziam oposição às formas artísticas consagradas, tidas com padrões, e enalteciam inovação e modernidade, com uma roupagem brasileira. Na Europa o movimento retratava as condições sociopolíticas em que se encontravam. No Brasil a literatura se voltou para suas temáticas nacionais.

Segunda fase – Prosa

Não era possível se pensar em uma expressão nacional, em um país enorme e plural como o Brasil, sem levar em conta o imenso contraste entre o eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e outras regiões como o Nordeste, que tinha como pilares de sua construção o latifúndio e a exploração. Daí a ênfase no Regionalismo, onde os escritores apresentaram para o resto do país problemas específicos de sua região. Mas na época também se desenvolveram outros tipos de romances como os urbanos, históricos e psicológicos.

A obra que iniciou esse segundo momento foi a A bagaceira, de José Américo de Almeida, ela não é tão significativa pelo seu valor literário, e sim, pela temática (engenho, seca, retirantes...). Graciliano Ramos é considerado pela crítica literária o melhor ficcionista do Modernismo, e o prosador mais importante da segunda fase.

O segundo período modernista apresenta grandes autores, que se questionavam a cerca da condição do homem, se sentiam coresponsáveis por essa situação. No papel de conscientizadores, eram bastante politizados e envolvidos com as questões de seu contexto.

Características do Romance de 1930

- Obras mais lineares - na 1ª fase eram bastante fragmentadas;

- Predomínio do Regionalismo;

- Conhecido como Neo-Realismo por apresentar algumas características semelhantes a esse movimento, entre elas: abordagem psicológica das personagens, aproximação dos fatos narrados com a realidade e tipificação social;

- Literatura engajada – critica a realidade brasileira de desigualdade.

Principais autores:

- Dionélio Machado

- Érico Veríssimo

- Graciliano Ramos

- Jorge Amado

- José Lins do Rego

- Rachel de Queiroz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com