TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Romance De Jane Eyre

Trabalho Universitário: Analise Do Romance De Jane Eyre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  1.630 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO ROMANCE DE JANE EYRE

Os locais por onde Jane Eyre passou a trajetória e amadurecimento da personagem. Aponte os lugares e a importância de cada um deles na vida de Jane.

 GATESHEAD - Onde Jane passa sua infância, ela é maltratada e vive infeliz, porém Jane se rebela e mostra-se forte e inteligente. Jane cresce e mesmo diante de todos os perlaços se impõe e mantém seus princípios de justiça, desigualdade humana e moralidade, e não abre mão de sua liberdade e felicidade.

 LOWOOD - Onde Jane foi estudar, depois de enfrentar sua tia, lá ela experimentou situações extremas: de um lado a doçura e o calor da amizade, de outro, a amargura e a frieza de um sistema educacional religioso e hipócrita; a sensação de sua fome por conhecimento, adquirido através de processo formativo e pedagógico pelo qual passa, coexiste com a fome real, devido à escassez de alimento na instituição. Vivenciando sentimentos dúbios de liberdade e clausura, de conquista e perdas, a passagem de Jane por Lowood influenciou muito na formação e desenvolvimento do caráter da protagonista, que aprende aqui, não apenas através de aulas e lições, mas acima de tudo através das dores e das agruras da vida.

 THORNFIELD - Aos dezoito anos, já formada, Jane quer algo mais, sua liberdade, assim ela se candidata a uma vaga de governanta e vai para Thornfield. Ela é bem acolhida, conhece Adèle a qual será responsável, conhece também seu grande amor, Rochester, ele a trata intelectualmente igual, porém financeiramente e hierarquicamente ele é superior, é seu patrão, mas ali ela se sentia em seu lar. Após descobrir sobre Bertha, no dia de seu casamento com Rochester ela não aceita ser a “amante” e vai embora.

 MOORS HOUSE - Jane chega a uma encruzilhada e toma o caminho que a levará a três irmãos, Mary, Diana e St Jonhn Rivers, que oferecem a ela comida e abrigo, depois de passar dois dias ao relento. Ela, então descobre que os irmãos são seus primos paternos, também sobrinhos de John Eyre, este ao morrer deixa uma generosa herança para Jane, que decide dividir com seus recém descobertos primos.Estes primos são o oposto do que foram os Reeds, harmoniosos, afetuosos e generosos, eles acolheram-na como um membro da família, contribuíram para sua formação intelectual, compartilhando com ela o que sabiam, além disso, suavizaram e amenizaram suas dores.

 Depois de rejeitar o pedido de casamento de John e “ouvir” a voz de Rochester a chamando, Jane retorna para Thornfield. Quando chega a Thornfield, Jane se depara com Rochester em uma situação de decadência, sem uma das mãos, cego e sem dinheiro, isso porque Bertha pôs fogo na casa e ele na tentativa de salvar as pessoas que lá moravam acaba se acidentando gravemente, só assim ele enxerga sua atitude imprópria.

 FERNDEAN-Jane decide ficar com Rochester e viver este amor, ela é independente financeiramente, então vai ao encontro de Rochester em Ferndean, sua atual morada. Ao vê-lo, cego e desamparado, Jane é acometida de um forte sentimento de piedade, assim vê-se a inversão da situação inicial: Rochester antes provedor e protetor de Jane agora passa a condição de dependente de Jane, ambos se completam e mutuamente se casam. Assim a história se acaba, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com