TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo

Exames: Romantismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  7.832 Visualizações

Página 1 de 2

1- Quando teve origem o realismo no Brasil?

R: Teve inicio, oficialmente em 1881.

2- Que autor e obra deu inicio ao realismo? E quais foram seus principais representantes?

R: Machado de Assis, com sua obra “Memórias Postumas de Brás Cubas”.

3- O Realismo surgiu como reação a quais aspectos do Romantismo?

R: O realismo surgiu como crítica a literatura romântica que utilizava a infância feliz do passado contrapondo- se ao presente da vida madura, marcada pela melancolia e pelo sentimento de perda.

4- Como os realistas procuraram retratar o homem e a sociedade?

R: Procuram retratar o homem e a sociedade a partir da observação do ambiente, dos costumes, das atitude, dos comportamentos, buscando as causas dos fatos e fenômenos que acontecem.

5- Quais são as características do Realismo?

R: As características dos romances realistas da primeira fase, influenciada pelo romantismo, são: vocabulário claro e simples, tonalidade natural à prosa, estudo da psicologia dos personagens e narrativa linear e imaginativa. Na segunda fase, simbolizada por Machado de Assis, o estilo fica maleável, rompe-se com a linearidade, acrescenta-se o humor ligado ao pessimismo e ao desencanto.

6- Quais são os principais representantes do Naturalismo?

R: Aluísio Tancredo Belo de Azevedo, Herculano Marco Inglês de Souza, Adolfo Ferreira caminha e Manuel de Oliveira Paiva.

7- Como o ser humano é considerado pelo Naturalismo?

R: Considera o ser humano como um produto biológico, profundamente marcado pelo meio ambiente, pela educação, pelas pressões sociais e pela hereditariedade.

8- Qual foi o primeiro grande romance naturalista brasileiro?

R: Foi “O mulato” de Aluísio de Azevedo.

9- Qual a diferença entre Realismo/Naturalismo?

R: O Realismo retrata o homem interagindo com seu meio social, enquanto o Naturalismo mostra o homem como produto de forças “naturais”, desenvolve temas voltados para a analise do comportamento patológico do homem, de suas taras sexuais, de seu lado animalesco.

10- Fale sobre o Parnasianismo, principais características, principais obras e poetas brasileiros.

R: Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção; Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos; Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético; O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas; Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso; Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas;

Autores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com