TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo

Trabalho Escolar: Romantismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  1.239 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final

O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.

O romantismos foi marcado por dois acontecimentos históricos importantes: as revoluções industriais e francesas. A vida social estava dividas em partes. Sendo elas burguesia industrial e o surgimento das classe operaria, os proletários

O romantismo foi marcado pelo fim do absolutismo. Que se deu pela crise dos senhores feudais e a aristocracia. Ambos dependia da burguesia que estava em pleno desenvolvimento e estava ganhando poder no capitalismo.

Os movimentos que ocorriam na época (revolução francesa) que marcou o romantismo tinha como prioridade a liberdade, igualdade e fraternidade. Esse ideal que era defendido pela revolução francesa alcançou a américa latina e foi um marco para o período de independência da colônias de Espanha e Portugal.

O romantismo também afetou na literatura de varias maneiras, rompeu com a tradição clássica, imposta pelo período árcade e apontou novas concepções literárias dentre elas a poesia e a prosa.

Primeira geração

Cita-se como marco introdutório do romantismo a obra ‘suspiros poéticos e saudades” de Gonsalves Magalhaes esse autor foi o grande consolidador da fase em questão, essa fase ficou conhecida como nacionalista ou indianista, ela deixava bem claro que o índio era representação da nação a fase além de priorizar o índio também não deixava a natureza de fora, o sentimentalismo e a religiosidade. Podemos citar ‘primeiros cantos que tem como inspiração o sentimentalismo, e a lírica sentimental. Na obra primeiros cantos retrata a lírica indianista, no qual o índio vive em perfeita comunhão com a natureza.

Segunda geração

Sucedendo o período de afirmação de afirmação do romantismo brasileiro uma no va tendência surge dando um novo rumo a poesia, denominada ultrarromântica. Esta foi demarcada por um intenso subjetivismo, o qual se transformou em egocentrismo, tendo como consequência um sentido demarcado por um extremo pessimismo e melancolia a fuga da realidade foi uma maneira que buscaram obtendo muitas vezes a morte como formade revelar esse escapismo.

Terceira gerações

Essa fase foi composta por manifestações artísticas, social e politico. Funcionando como uma espécie de denuncias realizadas pelas mazelas da própria sociedade então vigente. A poesia dessa época também era conhecida condoreira, fazendo alusão ao condor uma ave com capacidade de alcançar grandes voos- expressando o ideal de liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com