TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SURGIMENTO DA LINGUA PORTUGUESA

Trabalho Escolar: SURGIMENTO DA LINGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

SURGIMENTO DA LINGUA PORTUGUESA

A língua portuguesa vem da família de línguas indo-europeias, que contemplava grande território da Europa à Eurásia. Existiam muitos grupos celtas na Europa antiga, e esses povos falavam suas línguas, contudo com a expansão territorial Romana que ocorreu por várias partes inclusive na península ibérica onde hoje existem Portugal e Galiza; nos locais onde os romanos conquistaram passaram a utilizar como língua padrão o latim. Essa língua falada pelos conquistados da região ibérica passou a ser utilizada.

Contudo o império romano estava fadado a cair, e outros povos começaram a chegar na península ibérica. As variantes do latim começaram a ganhar diferenças e separações apenas com a chegada dos chamados 'povos bárbaros' que dissimularam também suas línguas na região, acrescendo a algumas das línguas, começava a nascer nessa época o chamado galego-português, que passara a ser falada na Lusitânia, uma das diversas regiões pré-portuguesas, já que naquela época não existiam as separações nacionais ainda. Posterior a isso veio a situação chamada de 'reconquista' cristã, que dera inicio ao processo final de formação dos Estados de Portugal e Espanha, e definição das línguas.

*

Certidão de nascimento do Brasil-- Foi feito em Porto Seguro, com data de 1 de maio de 1500, e foi levado a Lisboa por Gaspar de Lemos, comandante do navio de mantimentos da frota. O curioso é que só foi descoberto, em 1773, no Arquivo Nacional português, por José Seabra da Silva.

Elementos como pessoas, animais, plantas, relevo, vegetação, clima, solo, e produtos da terra são cuidadosamente descritos no documento. Fato esse que levou muitos historiadores a considerá-lo a “certidão de nascimento” do Brasil.

Topico 2-Primeiro texto em língua portuguesa

• PRIMEIRO TEXTO LITERÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Cantiga de Ribeirinha de Paio Soares

• INFLUÊNCIA DE OUTRAS LÍNGUAS NO PORTUGUÊS

O português tem origem no latim vulgar, que começou com o português-galego, mas todos os povos que passaram pela península ibérica, até mesmo antes, na época dos romanos e após, deixaram seus vestígios na língua, como exemplo temos:

grego: teatro

árabe: açúcar, beringela, álcool

hebraico: sábado

alemão: guerra

francês: greve

italiano: pastel

espanhol: ninharia

chinês: chá

turco: horda

indígena: jibóia

africana: vatapá, banana

Todas as línguas foram originadas do latim. Porém, o português foi uma das últimas línguas em formação, e surgiu a partir do português-galego, o qual na época, não era oficializado, tanto que hoje, são línguas distintas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com