TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Fase Do Modernismo

Trabalho Escolar: Segunda Fase Do Modernismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

Segunda Fase do Modernismo

Foram muitos os acontecimentos que deram origem a Segunda Fase Modernista, como: a ascensão e declínio de Getúlio Vargas; Quebra da Bolsa de Nova Iorque; Segunda Guerra Mundial, entre outros. Porém o que seriam considerados fatos péssimos, hoje, através de uma visão otimista e até, realista, se faz jus a frase: há males que vem para o bem.

Afinal, se cada um desses acontecimentos não tivesse ocorrido a literatura estaria possivelmente mais pobre. O que seria de nós sem os belíssimos poemas de Drummond? E das canções do pai da bossa nova, Vinícius de Moraes? Ou então os livros geniais de Jorge Amado?

No ano de 1945, que marcou o fim do conflito, Getúlio Vargas foi deposto pelas Forças Armadas. Seu governo ditatorial chegou ao fim com a eleição do general Eurico Gaspar Dutra para presidente de República.

É nesse cenário que se desenvolveu a literatura da segunda fase modernista no Brasil (1930-1945). Após o momento de eclosão do ideário modernista proposto na década de 1920, houve a fixação e a maturação das concepções teóricas e temáticas do Modernismo.

A necessidade de pensar a terra natal, expressa pelos modernistas da primeira fase no resgate folclórico, por exemplo, agora é voltada à exploração de ambientes geográficos específicos do território nacional. Literatos e intelectuais dirigem suas atenções para o ambiente rural, marcado pelo êxodo gradativo de boa parte da população para as grandes cidades, em busca de melhores condições de vida, em decorrência das secas. No mesmo sentido, nas diversas regiões do país serão feitos esforços para explorar o que houver de peculiar e distinto, sobretudo social e historicamente. O regionalismo torna-se, então, um dos núcleos mais caros à segunda fase do Modernismo.

Alguns historiadores da literatura entendem que essa fase concentra esforços na tentativa de construção de novas estéticas e ideológicas, em oposição às praticas iconoclastas da Primeira Geração. Para outros, o grupo de literatos da segunda fase do Modernismo será ainda chamado de Geração de 30.

Autores da poesia:

 Carlos Drummond de Andrade

 Cecília Meireles

 Jorge de Lima

 Murilo Mendes

 Vinicius de Morais

Autores da Prosa:

 Rachel de Queiroz

 Jorge Amado

 Graciliano Ramos

 José Lins do Rego

 Erico Veríssimo

Esses autores da 2º Geração assim como os autores de todas as outras escolas literárias foram importantíssimos, pois deixaram-nos poesias e prosas que jamais serão esquecidas e com certeza, seu valor já é inestimável, afinal que é que não ouve ou já ouviu bossa nova? Quem é que nunca ficou boquiaberta com os poemas de Drummond? Então, só temos que os agradecer e honrar seus nomes cada dia que passa, fazendo que as próximas gerações também sejam envolvidas por toda essa maravilha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com