TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceira Fase Do Modernismo

Artigos Científicos: Terceira Fase Do Modernismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

3ª GERAÇÃO DO MODERNISMO

A terceira geração modernista ou Geração de 1945 ocorreu no ano de 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial, o contexto da Guerra Fria e, no Brasil, o fim da Ditadura de Vargas, o governo de Juscelino Kubitschek, a ascensão da Ditadura Militar . É considerada pós-modernista por muitos críticos da literatura, pois se pode notar um rigor formal distante do proposto pelos precursores do movimento com o surgimento poetas opositores das conquistas e inovações modernistas de 22.

Grandes escritores, preocupados principalmente com a pesquisa em torno da própria linguagem, surgiram, pois o contexto político, relativamente tranquilo em relação às gerações anteriores, fomentou o trabalho estético e linguístico, pois menos exigidos social e politicamente, puderam explorar com maior afinco a forma literária, tanto na prosa quanto na poesia.

Na poesia, um novo princípio literário surgiu, alterando assim a antiga concepção sobre o gênero: para os pós-modernistas, a poesia era a arte da palavra, rompendo assim com o caráter social, político, filosófico e religioso, muito explorado pela poesia da geração de 1930. Enquanto muitos retomaram a estética parnasiana, outros buscaram uma linguagem sintética e precisa, dando continuidade à estética de Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes, grandes representantes da segunda fase modernista.

Na prosa, especialmente nos gêneros conto e romance, escritoras como Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles aprofundaram a sondagem psicológica das personagens e introduziram inovações nas técnicas narrativas, quebrando a frequência e a estrutura do gênero narrativo, canonizado na fórmula “começo, meio e fim”. Outros escritores, como Guimarães Rosa e Mário Palmério, dedicaram-se ao regionalismo, estética muito desenvolvida nos anos 30, renovando-a.

Destacam-se como nomes de maior expressão da terceira geração modernista:

• João Cabral de Melo Neto

• Clarice Lispector

• João Guimarães Rosa

• Ariano Suassuna

• Lygia Fagundes Telles

• Mário Quintana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com