TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senhora Do Galvão

Artigo: Senhora Do Galvão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

No conto de Machado de Assis, Senhora do Galvão, conhecida no conto como Maria Olímpia, uma mulher casada que tinha ’’ vocação da vida exterior ’’começa a receber cartas anônimas, declarando tal amor de seu marido com uma jovem viúva do brigadeiro. Percebe-se.

O marido sempre chegava tarde do trabalho, e a esposa ficava imaginando muitas coisas, sobre tudo o suposto caso de seu marido. Galvão chega horas depois e Maria fingindo pouco caso serve o jantar a seu marido, os dois conversam um pouco, e logo depois do jantar Galvão conta para a Maria o motivo do seu atraso, ele foi até o teatro comprar convite de um show musical e acabou seguindo o seu caminho a pé. Quando chegaram ao show, estava la a surpresa, viúva e sua mãe estava no camarote ao lado.

Maria Olímpia ate então achou que seria algo combinado, mas não se importou e resolve curtir a noite de puro glamour.

Uma semana depois Maria Olímpia recebeu mais uma carta, e a senhora continuou recebendo essas cartas durante três meses, mais quanto mais ela lia, ela ficava com olho mais aberto com o seu marido. Mais toda vez que ele chegava em casa atrasado contava há ela o motivo do seu atraso e logo depois ela acreditava no marido e esqueceu todo o conteúdo que tinha a tal cartas.

Com o crescimento do escritório de Galvão, a vida do casal melhorou , iam a jantares, bailes, corridas de cavalos e Maria Olímpia acabou se tornando uma pessoa importante no meio dessa tal sociedade.

Ate que um dia Galvão descobriu que Maria Olímpia recebia cartas anônimas pelo correio, ficou preocupado e decidiu vigiar a sua esposa.

Durante sete dias, viveu uma vida inquieta vigiando a sua mulher, no oitavo dia ele viu a tal carta e pediu a sua mulher para ler.Maria Olímpia hesitou um pouco, mais logo depois cedeu a carta,quando a viúva ficou sabendo das supostas cartas começou a tratar a ‘’amiga’’ com mais afeto.

Em agosto Galvão virou sócio do Cassino Fluminense, e chegou a noite do baile, e la todos admiravam Maria Olímpia, um pouco mais tarde a viúve ali apareceu, e com muita elegância Maria Olímpia foi até a viúva e perguntou se ela estava ali para seduzir mais um marido. A viúva ficou sem graça, e depois de uns dias rompera de vez com Maria Olímpia.

Mesmo com todas as denuncias acredito que o casamento permanece intocável. O emocional provoca na presença de uma amante o poder de propriedade que acaba sendo firmado pelo o casamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com