TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simbolismo

Resenha: Simbolismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  1.843 Visualizações

Página 1 de 2

Movimento nascido na França, entre o fim do século XIX e início do século XX, o Simbolismo sobrepôs-se ao Parnasianismo e a todo o pensamento científico e positivista da época. Reagindo contra a objetividade, o materialismo e o racionalismo, os simbolistas voltavam aos valores do Romantismo, trazendo à tona a subjetividade, a valorização do eu e os sentimentos.

O desenvolvimento do movimento simbolista deu-se em grupos da sociedade que não acompanharam o desenvolvimento científico e econômico da época e não apoiavam qualquer tipo de prestígio social e material (aristocracia decadente, população da classe média). Esta nova sociedade, com base no capitalismo e desejando a conquista de novas terras e mercados com a finalidade de aumentar os lucros (o que culminaria na Primeira Guerra Mundial, em 1914), era desprezada por estes grupos.

Os artistas simbolistas, de forma geral, não acreditavam na explicação absoluta da ciência para tudo que ocorria no mundo, assim como também não acreditavam numa arte que fazia um retrato completo da realidade. Desta descrença surgiu uma arte que fazia uso de símbolos, imagens e metáforas para sugerir a realidade, sem mostra-la objetivamente, construindo uma ambiguidade nas obras.

Aproximando-se do Parnasianismo, o Simbolismo também foi uma arte onde a poesia era predominante, sugerindo a realidade por meio de uma linguagem formal e elevada. A aproximação, no entanto, só ocorre na linguagem. As temáticas envolvem o gosto por temas vagos, como o sonho, o nada, o belo, o mundo espiritual e o misticismo, trazendo à tona “viagens” ao interior do ser humano, superação de barreiras físicas e entrada no campo espiritual, desprezando qualquer tipo de racionalidade e realidade concreta.

Temos também uma ligação a várias religiões, desejo de explorar a mente humana e também temáticas mórbidas e pessimistas, semelhantes aos ultrarromânticos (segunda fase do Romantismo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com