TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Jurídica

Trabalho Universitário: Sociologia Jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA MAXISTA DO DIREITO: ORIGEM

O Direito surge na sociedade em um grupo específico. E para os maxistas ele é sempre criado pela classe economicamente dominante, pois ela se modifica. Para os maxistas o Direito é considerado como instrumento de opressão, pois utiliza a máquina de controle que é utilizada e praticada pela LEI.

=>Escola Histórica do Direito:

Ela apresenta a origem do Direito na Consciência coletiva dos povos. Ela nada mais é que a moral da sociedade, dos usos e costumes)

O Direito transforma as pessoas e as instituições. Ele é mutável e também um produto histórico.

Em uma sociedade encontramos uma consciência coletiva. 80% de nossa consciência é formada pela consciência coletiva, e apenas 20% de nossa consciência é formada por uma consciência individual.

Ainda hoje existem outros tipos de escolas como:

* Escola Jusnaturalista ou Direito Natural=> Ela teve muita força na Grécia. Aqui eles acreditavam que o homem já nasce com determinados Direitos pois, para eles o homem já nasce com o Direito. Ou seja, é IMUTÁVEL.

*Escola Teológica do Direito=> É eterno em todas as sociedades. Esse Direito é outorgado por Deus, é produzido pelo próprio Deus ou pela Divindade. A origem de todo o Direito estava nos 10 mandamentos. É uma concepção teológica, pois foi escrito pelo próprio Deus.

* Escola Racionalista ou Contratualista=> Também considera o Direito Imutável. Tem origem na razão humana, pois todo ser humano tem o direito de raciocinar. O homem racionaliza e pensa sobre tudo. Todos os homem tem a capacidade de raciocinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com