TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Somos Racistas

Pesquisas Acadêmicas: Somos Racistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Somos racistas

Leandro Fortes; publicado em coluna da revista Carta Capital, em 13/08/2009; recolhido do site://www.cartacapital.com.br/app/coluna. jtp?a=2&a2=5&i=4797.

O jornalista Leandro Fortes, é professor e escritor, autor dos livros Jornalismo Investigativo, Cayman: o dossiê do medo e Fragmentos de Grande Guerra, entre outros. Ele também mantém um blog chamado Brasil eu vi.

O texto relata sobre o racismo no Brasil; mas avalia lugares onde está sendo utilizado o racismo como foco, por exemplo, o caso das cotas em faculdades; universidades do Brasil.

Segundo próprio Leandro Fortes "O governo Lula arriscou-se numa política de ações afirmativas para a High Society Tupiniquim, que no Brasil não há racismo, a escrever que não somos racistas". Eu discordo plenamente com isso, pois, no Brasil há sim racismo, e não é pouco. Podemos perceber isso todos os dias. Com a convivência no trabalho, faculdade e até mesmo na rua, pois muitas pessoas negras são motivos de piadas bizarras e até mesmo são esnobadas por outras demais por sua cor. E ainda para reforçar o jornalista Leandro Fortes aponta que muitas pessoas acham que a cota de negros estabelecida nas universidades é um equivoco político e ainda é considerada como uma disfunção de política pública de inserção social. Em minha opinião como a de Leandro Fortes, as pessoas realmente tem vergonha de ter o próprio racismo em exposição, e até mesmo em discussão. Concordo plenamente com a opinião dele citada no texto.

Por meio dos sistemas de cotas, que foi a primeira ação do Estado a enfrentar a situação do preconceito social, por isso que ele incomoda tanto, pelo fato dele apoiar os negros a terem, mais valor, desigualdade com os brancos.

Há também o Pro uni que cumpre rigorosamente a função da questão racial brasileira, junto com o PT que foi quem lançou a mão dessas ações. Afirmativas. Para ter essas ações juntamente os alunos negros precisam ter boas notas, com isso é mais um ponto de boçalidade que são minimizados pela hipocrisia nativa.

Como Leandro aborda para se ter a cota, você tem que se reconhecer como negro, mas quem disse que as pessoas vão querer fazer pobres? Nunca, pois elas têm vergonha de se assumir como negros. Mas no caso se mudarem as cotas para as pessoas pobres, nossa aí vai virar bagunça, aí que as pessoas vão mentir só para ter a validação do sistema. Porque para mim se qualquer pessoa for ser burocrática, e fraudar o sistema, nunca eles vão te um controle sobre as cotas.

Para finalizar eu gostei de muito do texto do Leandro Fortes, pois ele defendeu muito bem o racismo no nosso país, e concordo com tudo o que ele apontou sobre o preconceito racial, e de fato que somos um país racista, e muito por final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com