TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cor do pecado racista

Resenha: A cor do pecado racista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

A Cor do Pecado Racista

Quase 70 anos após o ápice da Alemanha Nazista, onde a raça das pessoas era julgada inferior ou não, quando comparada a uma 'raça padrão' alemã, é notável que a ideologia de segregação racial permanece ativa na sociedade contemporânea. Casos inescrupulosos e contínuos de racismo causam indignação em grande parte da população, em contrapartida, aos agressores, na maioria dos casos, só resta a reprovação moral recebida do grupo em que convive.

Atualmente, a frequência em que crimes com fundamentos raciais são noticiados pelos meios midiáticos é exorbitante. De acordo com os resultados do Censo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, de 2010, 64,09% dos homicídios são cometidos contra negros. Tal situação remete não só ao século 20, marcado pela Alemanha Nazista na segunda guerra mundial, como também ao período colonial no Brasil, no século 17. Em ambos os casos, a relação de grande parte da comunidade para com o negro era de opressão e subordinação.

Em 1989, foi criada a lei 7716/89, conhecida como 'Lei Caó'. Esta lei se mostrou mais eficaz que leis anteriores na luta pelos direitos dos negros. A punição para crimes racistas diminuiu muito o número de casos de segregação racial na época, mas, como qualquer outro crime, os casos continuam ocorrendo frequentemente na sociedade hodierna. Não só o racismo, como também a injúria racial, afeta diretamente as relações interpessoais do negro no atual cenário, mas ambos são julgados de diferentes formas em âmbito judicial.

Criar meios que não só puna, mas também evite o racismo, é fundamental. Educar as crianças para que se tornem cidadãos com senso de respeito e que tenham uma amplitude cultural é essencial para diminuir os índices do racismo. Para o sociólogo Karl Marx, seria a mudança na infraestrutura que alteraria os movimentos sociais na superestrutura, portanto, no preconceito. (richard)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com