TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sondagem Vesical

Artigos Científicos: Sondagem Vesical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.232 Visualizações

Página 1 de 2

Fernanda Oliveira; Gabriela; Flávia Guerra;Heryka Deilays Santos Biancardi; Luciano de Aguiar; Pâmela Paula; Marciel Ribeiro; Fabiana Chippari, Esp Processo do Cuidar II do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera

Introdução

A proposta deste projeto é orientar aos enfermeiros quanto ao procedimento de passagem de sonda vesical de demora apresentando suas indicações, finalidades e contra - indicações.

Referencial Teórico

A sondagem vesical de demora tem a finalidade de obter os seguintes parâmetros: Aferição do débito urinário,drenagem urinária, irrigação vesical e pós-operatório.

Material Necessário

Sonda vesicais de vários tamanhos, campo fenestrado, luva estéreis, compressa de gazes, bolsa de sistema fechado, gel hidrossolúvel, solução anti- séptica, pinça cherron, seringas, agulha 40x12, micropore, água destilada.

Pré – Execução

Reunir material, lavar as mãos, abrir o material e o descartável sobre a mesinha auxiliar, acomodar o paciente e explicar o procedimento, fazer higiene íntima.

Execução

Testar o cuff da sonda, avisar o inicio do procedimento para o paciente, calçar luva estéril, fazer assepsia com solução anti – séptica iniciando na vulva seguido de pequenos lábios, expondo o vestíbulo da vagina, dando atenção especial ao meato urinário, conectar a sonda ao coletor, realizar lubrificação da sonda com gel hidrossolúvel, colocar campo fenestrado, introduzir a sonda delicadamente no meato urinário até apresentar débito urinário, inflar cuff com a quantidade específica de cada sonda, tracionar a sonda com cuidado para ficar locada.

Pós Execução

Datar o coletor, observar aspecto e débito urinário, realizar anotação do procedimento, trocar todo o sistema quando necessário, não elevar bolsa coletora acima do nível da bexiga, utilizar EPI para desprezar diurese, verificar fixação da sonda.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa com finalidade de revisão bibliográfica, onde se buscou mostrar a evolução do conhecimento, ou seja , o estado da arte e, também destacou-se o que foi importante para o objetivo da pesquisa em questão. Foram utilizados livros, e Google.

Referências: Enfermagem Procedimento e Protocolo,Ed Manual Real, PR, cap 18, pag, 212, 213 214.

Google

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com