TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sondagem

Ensaios: A Sondagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 6

Saiba como estimar a quantidade de estacas pré-moldadas de concreto armado para fundações profundas

Fundação profunda

As estacas se diferenciam pela armação, formatos, resistência e processo de produção

A cravação das estacas pré-fabricadas de concreto é feita por pilões de queda livre. A vibração em construções vizinhas deve ser avaliada

Entre os tipos de estacas existentes, como as de madeira e metálicas, as pré-fabricadas de concreto se destacam por serem indicadas para grandes profundidades e para solos moles ou com lençóis freáticos próximos à superfície.

As estacas suportam as cargas da estrutura e as transferem, de forma equilibrada, para as camadas mais profundas e consistentes do solo.

As estacas são especificadas de acordo com a resistência e formato, sendo observados aspectos como a carga de suporte, seção transversal, área de ponta ou perímetro das estacas. Em relação à seção transversal, as formas geométricas mais empregadas são as circulares, quadradas, hexagonais e octogonais, podendo ter área de ponta vazada ou maciça.

As estacas também se diferenciam pelo processo de produção - podendo ser vibradas, centrifugadas, extrudadas, entre outros tipos -, e pela armação protendida ou passiva.

Para cargas de baixa magnitude, as estacas vibradas protendidas maciças são, normalmente, mais econômicas. Nos demais níveis, as soluções são competitivas, sendo importante o processo de vazamento da estaca.

Normas técnicas

A NBR 6122 é a responsável pela regulamentação de todos os tipos de fundação, inclusive as feitas com estacas pré-fabricadas de concreto. De acordo com a norma, as dimensões do produto podem ir de 15 cm a 70 cm. Porém, o comprimento máximo das estacas de concreto limita-se a 12 m, para se adequar ao tamanho das carretas que fazem o transporte das fábricas até o canteiro.

Se for preciso utilizar estacas numa profundidade maior do que 12 m, a alternativa encontrada por construtores e aceita pela NBR 6122 é emendar as peças com solda. As antigas emendas que eram feitas por anéis metálicos ou por luvas de encaixe tipo macho-e-fêmea só são permitidas quando não existem esforços de tração.

Cuidados durante a instalação

Na maioria dos projetos, a cravação das estacas é feita pelo processo de percussão, utilizando-se pilões de queda livre e que tem como principal desvantagem provocar um alto nível de vibração, podendo não só perturbar a vizinhança, como também danificar edificações do entorno.

Normalmente, por requererem mais cuidados e técnicas específicas, as estacas pré-fabricadas são instaladas por empresas especializadas nesse tipo de atividade.

Cotação de preços e fornecedores

Muito mais do que escolher entre um ou outro fabricante, o imprescindível, na compra das estacas, é saber quais são as características e necessidades da obra, de forma que seja adquirido o produto ideal para cada projeto. Uma dica importante é comparar as seções transversais das estacas ofertadas, nos aspectos área e perímetro, antes da verificação das cargas de trabalho.

Logística

As estacas pré-fabricadas de concreto são transportadas em pequenos lotes nas carretas. O ideal é que o utilitário também já possua guindaste para efetuar a descarga. Não há nenhuma restrição em relação ao seu armazenamento. No entanto, o recomendado é que as datas de entrega sejam compatíveis com o início dos trabalhos de cravação. No recebimento do material, deve ser feita uma inspeção visual, observando-se o aspecto do concreto e a magnitude de possíveis fissuras no produto. É preciso solicitar o Relatório dos Ensaios dos Corpos de Prova referentes ao lote das estacas fornecidas. A data de fabricação também deve ser verificada. As estacas só podem ser cravadas no mínimo sete dias após a sua concretagem, para que tenham resistência adequada aos esforços de cravação/escavação.

Como orçar

Saiba como estimar a quantidade de estacas pré-moldadas de concreto armado para fundações profundas

Como estimar as quantidades de estacas de concreto, quando as informações dos projetos ainda não estão disponíveis? Inicialmente, é importante verificar se há estudo de sondagem, ou pelo menos de terrenos na região. Mas como nem sempre isso é possível, segue aqui um roteiro prático para cálculo das quantidades dos serviços, possibilitando uma estimativa com boa precisão.

Como em qualquer fundação, é preciso estimar o peso total da edificação. Considerando-se 2.500 kg/m³ (peso específico do concreto armado) x 0,2 (espessura média da laje) + sobrecarga adotada + peso de alvenarias e revestimentos, o peso total chega perto de 1 t/m². Ou seja, o peso da edificação, em toneladas, é igual a sua área construída.

É necessário, também, saber a quantidade de pilares. Retirado do projeto ou por área de influência, adote 25 m2, ou seja, um pilar a cada 5 m.

Para fundações profundas (estacas), é importante observar os seguintes procedimentos:

Escolha uma estaca que atenda a carga do pilar (por exemplo: estaca f = 25 cm pré-moldada de concreto armado maciça, cravada, com carga de 30 t a 35 t)

Vamos adotar para o cálculo blocos de 1 m x 1 m x 1 m por estaca e considerar para escavação uma folga de 30 cm para cada lado

Assim podemos calcular:

> escavação (m³) = (1,6 x 1,6 x 1,1) x (no de pilares)

> lastro (m³) = 1,6 x 1,6 x 0,05 x (no de pilares)

> concreto (m³) = (no de pilares)

> fôrma (m²) = 4 x (no de pilares)

> armação (kg) = 70 x (no de pilares)

> reaterro (m³) = (escavação - lastro - concreto)

> bota-fora (m³) = (concreto + lastro) x 1,3

ESTACAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO

Estacas e outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com