TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TABALHO SOBRE O VINHO

Por:   •  17/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 7

ORIGEM DO VINHO

Amanda Silva de Moura N- 02

Ana Paula P. Silva N- 04

Beatriz Mourão Martins N- 08

Bianca da Silva Nascimento N- 09

Bianca Souza Silva N-10

Breno Carvalho de Oliveira N-11

Caio Silva N-13

Caio Sena N- 14

Camilly de Jesus N-15

Eduarda Lima N-16

Felipe Garrido N-17

Felipe Novaes N-18

Gabriel da Silva Wick N-19

Gabriel dos Santos Trindade N- 20

Gustavo Oliveira N- 22

Igor Petreca N- 24

Jhonatan Martins N- 28

Penelope Medeiros N- 31

Robson Ferreira N- 35

Stefani Ferraz N- 36

2 Ano C

RESUMO

O vinho é uma bebida típica e famosa nacionalmente, entretanto você já parou para pensar como o processo de criação dessa bebida é feita?

Vinho é uma bebida obtida por fermentação total ou parcial da uva fresca, ou do sumo da uva fresca. A palavra vinho também pode ser dada a bebidas feitas de outras frutas, vegetais, ervas e até flores, mas usada sozinha aplica-se apenas ao produto que tem a uva como matéria-prima.

A história do vinho tem grande importância histórica, pois o seu surgimento em tempos remotos tornou do vinho um produto que acompanhou grande parte da evolução econômica e sociocultural de várias civilizações ocidentais e orientais, inclusive do Brasil.

DESENVOLVIMENTO – CONTEXTO HISTÓRICO

A história de origem do vinho se inicia quando as primeiras vinhas foram plantadas onde hoje se localiza a junção entre: Turquia, Armênia e Geórgia, isso foi a mais de 5.000 anos atrás. Diz a lenda que Jamshid, rei daquela região teria construído um grande muro para salvar os animais do dilúvio. Em sua corte, as uvas eram mantidas em jarras para serem comidas fora da estação. Certa vez, uma das jarras estava cheia de suco e as uvas espumavam e exalavam um cheiro estranho sendo deixados de lado por serem inapropriadas para comer e sendo considerado um possível veneno. Uma donzela do harém tentou se matar ingerindo o líquido. Ao invés da morte ela encontrou alegria e um sono. O rei  com a situação viu que aquilo era bom, e chamou aquela bebida de vinho.

Os relatos oficiais foram registrados pelos antigos egípcios entre os anos 1000 e 3000 a.C. Nas tumbas dos faraós há pinturas que retratam com detalhes as etapas da elaboração do vinho, bem como o consumo do vinho. O vinho se incorporou à civilização ocidental de maneira profunda, isso devido a importância ritual que os gregos deram à bebida.

O filosofo Platão costuma a dizer “O vinho é uma ótima maneira de testar o caráter de um homem” .

Quando o vinho alcançou a Itália espalhou-se rapidamente pela Europa conforme o Império Romano avançava, vinhedos eram plantados e a bebida difundida. Em pouco tempo, o hábito de beber vinho diariamente alcançou a maioria dos países do Velho Continente.

Foi então que o desbravador Pedro Álvares Cabral trouxe com ele estoque de barris de vinho á sua viagem ao Brasil no ano de 1500.

Do ponto visão histórico, sua origem precisa é impossível, pois o vinho nasceu antes da escrita. Os enólogos dizem que a bebida surgiu por acaso, talvez por um punhado de uvas amassadas esquecida num recipiente, que sofreram posteriormente os efeitos de fermentação.

Atualmente o vinho não ganha espaço somente para o paladar e sim para a saúde também, pois ele é excelente para a saúde por conter uma substância que é rica em antioxidantes (relação química que transferem elétrons e hidrogênios) chamados de polifenol e flavonoides que trazem benefícios ao coração, isso se deve mais especificamente ao polifenol chamado de resveratrol presente nas cascas das uvas tintas, o que mais influência tem sobre nosso corpo, especialmente no que diz respeito à formação do colesterol bom.

VINHO NA ANATOMIA HUMANA

Benefícios

Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial; Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue; Redução de danos oxidativo em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer; Melhora na cognição e na memória; Redução de riscos de doenças renais; Auxilia no combate à obesidade; Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico, e, conseqüentemente, combatendo a fadiga; Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos; Auxilia no funcionamento da flora intestinal; O prazer e o bem estar geral que proporciona, físico e mental.

Malefícios

É necessário ter atenção a quantidade de álcool que o indivíduo ingere, pois o vinho fornece bastantes calorias, as chamadas calorias vazias porque não fornece nutrientes ao organismo mas somente energia, que em quantidades exageradas contribuem para o aumento de peso e acumulação de gordura corporal. A ingestão aguda de álcool pode exercer efeito prejudicial sobre uma série de habilidades psicomotoras, como coordenação, precisão, equilíbrio e etc. Pode prejudicar a regulação da temperatura corporal durante exercícios físicos e piorar a força, a potência, resistência muscular, cardiovascular e também a velocidade.

CLASSES DO VINHO

A classe do vinho ajuda a definir a graduação alcoólica e o estilo da bebida que você vai consumir. Você pode verificar essa informação no rótulo da bebida ou, em alguns casos, observando aspectos específicos da sua composição ao ser servido em um copo.

Vinhos de mesa são aqueles indicados para acompanhar as refeições. Eles devem ter o teor alcoólico entre 8,6 e 14%., podendo variar entre finos, nobres, especiais, comuns, frisantes ou gaseificados.

Vinhos leves tem como sua graduação alcoólica de 7 a 9,9% do total de seu volume, obtidos pela fermentação natural de seus açúcares, produzidos na própria safra, vedada a elaboração a partir do vinho de mesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com