TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TABELA PERIODICA

Por:   •  7/9/2015  •  Artigo  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

FAZENDA OURO FINO

Anos atrás, havia uma pequena fazenda no Mato Grosso que se chamava Ouro Fino.

Seu Promecio era um velho que lidou a vida inteira com boiada e era o proprietário da fazenda, junto com ele vivam seus três filhos Germanio, Francio e Elio e também sua esposa Dona Prata.

Bom, o serviço diário deles era criar gado para depois levar para o Frigorífico Ferro e Bronze, que era comandado por um velho muito ruim: Seu Cobalto.

Na fazenda o serviço era distribuído com os peões Berquelio e Talio, quem ditava as ordens tanto para os filhos quanto para os peões era Seu Promecio. As tarefas começavam antes do dia amanhecer, ainda no escuro.

O proprietário junto com os peões primeiramente tratava os bezerros que ainda não saiam para pastar nos piquetes, tomavam leite na mamadeira e ração no cocho. Enquanto isso seus filhos soltavam os bois no pasto, aqueles que já estavam quase pronto para o abate.

Depois de concluída as primeiras atividades do dia, eles se reuniam para degustar o delicioso café que a Dona Prata passava todas as manhãs com todo carinho, junto com um bolo de banana que todos adoravam.

Após o café todos saiam para continuar a jornada. Uma equipe arrumava as cercas, enquanto outros ficavam responsáveis por cuidar das pastagens e a vacinação dos animais.

Sabendo que na primeira sexta-feira de cada semestre era o dia de entregar o gado, começava a discussão entre Seu Promecio e os filhos, porque eles sabiam o quão sofrido era criar o gado e o retorno (o lucro) era muito baixo.

A intenção dos filhos era montar um frigorífico próprio para o abatimento do gado da propriedade e de fazendeiros vizinhos. Depois de muita conversa, finalmente firmaram um acordo, aquela sexta-feira seria o penúltimo lote de gado que entregariam para Seu Cobalto.

Após doze meses Germanio, Francio e Elio concluíram a obra e festejaram com sucesso juntamente com a família e os peões a inauguração do frigorífico Titânio.

Com o passar do tempo o Frigorifico precisou ampliar suas instalações, pois ficou conhecido em todo o estado, pela qualidade da empresa e a simplicidade da família de Seu Promecio e Dona Prata, que se orgulhavam e comemoravam as conquistas.

FIM.

CEJA Centro de Educação de Jovens e Adultos

TRABALHO DE QUÍMICA: ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA

“FAZENDA OURO FINO”

Aluno: Angelo Humberto Dalppizzol Hellt

Professora:

Ano: 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com