TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Fichamento

Casos: TCC Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo o autor a estrutura funcional é considerada a mais comum, isso não quer dizer que nesse tipo de organização possa haver uma visão por processos, normalmente ligada à coordenação lateral entre as funções organizacionais(GALBRAITH 2000). Isto é, não há necessariamente uma alteração na estrutura organizacional para haver orientação por processos. Porém como afirma Santos (2002), os resultados esperados com uma estruturação por processos, propriamente dita, devem ser muito melhores na maioria dos casos. Esse tipo de organização facilita a visualização, contribuindo ainda mais para a eficiência do processo.

3.1.2 Definição de Processo

O autor utiliza o conceito de processos de duas referências bibliográficas:

Processo é o conjunto de atividades que tem por objetivo transformar insumos (entradas), adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, em bens ou serviços (saídas) que serão entregues e devem atender aos clientes. (CRUZ, 2003, p.63).

Hammer & Champy (1994,p.24) conceituam processo como um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente.

Sendo principal foco o cliente

3.1.3 Tipos de Processos

TABELA

O autor afirma que, em relação à capacidade dos processos em agregar valor, os mesmos podem ainda ser classificados como primários, ou de suporte, quando prestam suporte aos processos primários. Os processos organizacionais e gerenciais se enquadram como processos de informação que apoiam a tomada de decisões.

Em uma organização por processos, há toda uma preocupação quanto ao entendimento dos mesmos por parte de todos. Eles devem ser sempre muito bem planejados e orientados a uma estratégia da empresa. Os funcionários trabalham em espirito de equipe juntamente com seus gerentes. (segundo ele, os únicos que possuem uma visão mais geral do negocio são os gerentes.)

O artigo também cita que ao contrario da organização funcional, na orientada para processos, o cliente é o ponto de partida. De modo a atender suas necessidades e expectativas, além de proporcionar uma visão sistêmica e integrada da empresa.

TABELA

A figura acima estruturada por funções e do fluxo que uma informação segue até chegar a seu destino.(Fonte: Sentainin, 2004)

O autor destaca que, o ideal é a formalização de uma área especifica para isso, que pode ser uma que já exista e acumule mais esta função ou uma inteiramente nova, criada somente para esta finalidade.

TABELA

Na tabela acima, encontram-se alguns dos principais benefícios, apontados por (Campos 2003).

3.1.5 Reengenharia de Processos

Segundo o autor, no inicio o conceito de reengenharia de processos foi considerada a grande solução para os problemas das empresas, surgindo para inová-las e fazer com que atingissem elevados índices de competitividade. De modo geral, pode-se afirmar , como explica Joia (1994), Reengenharia é a junção de três ciências: organização e métodos, responsável pelo mapeamento e monitoramento da performance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com