TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabalho de Nísia Floresta

Por:   •  18/6/2016  •  Monografia  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

CAdE – CENTRO AVANÇADO DE ENSINO

LEILA GOMES

THIAGO ALESSANDRO

NÍSIA FLORESTA

Vida e Obra

Parnamirim

2016

LEILA GOMES[pic 1]

THIAGO ALESSANDRO

NÍSIA FLORESTA 

Vida e Obra

Este trabalho apresenta a história de uma das primeiras mulheres feminista do Brasil, aspecto que vamos abordar durante o trabalho. Mostraremos as suas obras e aspectos da vida da mesma.

Orientador: Prof. Anderson de Oliveira

Parnamirim

2016

Sumário

Pág.

1- INTRODUÇÃO        

2- BIOGRAFIA        

3- VIAGENS PELO MUNDO        

4- FAMÍLIA E VIDA        

5- O LADO FEMINISTA DE NÍSIA        

6- LEGADO (CONCLUSÃO)        

                

 1- INTRODUÇÃO

Nísia Floresta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, foi uma escritora e poetisa potiguar que viveu durante o século XIX. Morreu aos 74 anos, em 1885.

 Conhecida por ser uma das primeiras feministas do Brasil à lutar pelos seus direitos e por ter escrito um dos mais importantes livros que defendiam os direitos naturais das mulheres (Direitos das mulheres e injustiça dos homens) perante uma sociedade altamente machista, patriarcal, escravocrata e recém independente de Portugal. Nísia Floresta foi uma mulher marginalizada por seus conterrâneos, escrachada da sociedade simplesmente por lutar por direitos fundamentais a qualquer ser humano mas que inexistiam às mulheres. Ela se inspirou na obra de outra autora para escrever o seu livro: A Vindication of the rights of woman de Mary Wollstonecraft (1759-1797). Mary foi uma grande autora inglesa que desempenhou um importante papel na conquista dos direitos das mulheres dentro da sociedade europeia.

 Muitas obras de Nísia Floresta tiveram grande influência do Positivismo, corrente filosófica que afirmava que a ciência é o único meio de evolução para a humanidade e todas as crenças e religiões que não podem ser provadas não devem ter influências diretas sobre o Estado e muito menos consideradas como verdade absoluta. Toda essa influência Positivista de Nísia deve-se a amizade cultivada com Augusto Comte, pai do Positivismo, durante as suas viagens à Europa.

 O pensamento positivista entendia as mulheres como importantes figuras sociais, dotadas de uma “identidade positiva” fundamental para o crescimento das sociedades.

2- BIOGRAFIA 

Nísia Floresta foi uma professora, escritora e poetisa potiguar nascida em Papari, cidade que atualmente recebe o nome da mesma.

Filha de um português com uma brasileira, Nísia tentou em sua época mudar o contexto social que as mulheres viviam tanto em sua terra quanto em todo o Brasil

Começou a sua carreira na literatura publicando artigos num jornal pernambucano sobre a condição feminina na sociedade. Se muda para o Rio grande do Sul onde se torna diretora de um colégio feminino, porém com o advento da Guerra dos Farrapos a mesma vai para o Rio de Janeiro onde novamente se torna diretora, dessa vez Nísia dirige alguns colégios comumente associados a elite, além de fundar o colégio Auguste, nome dado em homenagem a seu falecido marido com o qual teve uma filha: Lívia Augusta.

Em 1849 se muda para paris devido a um grave acidente ocorrido com Lívia e em 1853 publica Opúsculo Humanitário, uma coleção de artigos que defendiam a liberdade feminina.

Entre 1872 e 1875 ela esteve no Brasil, porém pouco se sabe sobre a sua estadia.

Em 1878 Nísia publica seu último trabalho, titulado Fragments d’un ouvrage inédit: Notes biographiques.

Falece em 1885, aos 75 anos, em Rouen na França, de pneumonia. Em 1954 seus restos mortais regressam a Papari onde são enterrados no sítio Floresta, propriedade da família, sítio no qual inspirou o pseudônimo de Dionísia.

3- VIAGENS PELO MUNDO

 Nísia foi uma verdadeira aventureira. Morou no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e até países como Portugal, Inglaterra, Itália e França.

Ela viajou por muitos outros países como a Bélgica, Romênia, Grécia, Alemanha e vários outros do Velho Mundo. Grande parte de suas viagens estão documentadas em seus diários, cartas e livros. Nísia dominava vários estilos literários, inclusive as narrativas de viagens, o que facilitou o acesso a suas excursões aos países por historiadores.

A maioria de suas narrativas de viagens, cartas e afins descreviam as impressões de Nísia sobre o país na qual a mesma estava, bem como descrições das cidades e reflexões sensíveis à igrejas, museus, monumentos e tipos de pessoas, além também da cultura e costumes do povo.

        

4- FAMÍLIA E VIDA

Nísia e sua família mudavam-se constantemente devido às perseguições sofridas pelo seu pai, que assumia causas contra grandes fazendeiros da região.

Em 1823, aos 13 anos, Nísia teve um primeiro casamento arranjado com Manuel Alexandre Seabra de Melo, que durou alguns meses, pois ela abandonou o marido e voltou a viver com a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com