TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema principal: saúde e meio ambiente

Projeto de pesquisa: Tema principal: saúde e meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Tema norteador: Saúde e Meio Ambiente

Introdução

Saneamento básico é a atividade de coleta de lixo, limpeza dos lugares, distribuição de água, tratamento de esgoto e o controle de pragas. Saneamento básico é o conjunto de ações prestadas a certo lugar pelo governo. Os problemas com a falta de saneamento causam muitas doenças entre elas se encontra a amebíase, ancilostomíase, febre tifóide, giardíase, hepatite, infecções na pele e nos olhos, leptospirose, malária, poliomielite, teníase e tricuríase, ascaridíase, cisticercose, cólera, dengue, diarreia, desinterias, elefantíase, esquistossomose, febre amarela, febre paratifoide. A falta de saneamento decorre da falta de coleta de lixo, a ingestão de agua contaminada e vários outros fatores que podem causar doenças.

Saneamento Básico

O saneamento Básico é uma atividade muito importante para beneficiar a saúde e o meio ambiente, a falta de saneamento básico é um dos principais problemas para a população, pois é uma das principais causas de doenças. Algumas doenças são bastante perigosas e contagiosas.

Doenças proliferadas através da falta de saneamento básico

Uma das principais e mais conhecidas são: a leptospirose, malária, poliomielite, febre tifoide e hepatite.

Leptospirose: A leptospirose também conhecida como Mal de Weil, é uma zoonose causada pela urina de roedores, a contaminação pode ser transmitida através de água contaminada encontrada em ruas alagadas quando os esgotos transbordam ou ate em áreas rurais em lagoas, represas e riachos. A doença começa com quase nenhum sintoma ate proliferar a um grave risco de vida. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse.

Malária: A malária ou paludismo é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos, ainda não existe vacina eficaz para a doença apesar de serem disponíveis vários tratamentos ainda não foi descoberta a cura. Existem cinco tipos de malária que podem infectar os seres humanos. As que causam a morte são P. falciparum e P. vivax, enquanto que as P. ovale e P. malariae geralmente provocam uma forma menos agressiva de malária e que raramente é fatal.

Poliomielite: A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença viral que afeta os nervos e pode levar a paralisia parcial ou total, uma doença altamente contagiosa que pode ser transmitida por contato de pessoa com pessoa, por contato com o muco, catarro ou fezes infectadas. A doença é mais comum no verão e no outono. A pessoa infectada pode perder os movimentos da área infectada e seus reflexos são anormais.

Febre Tifoide: A febre tifoide é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Salmonella enterica typhi em alimentos, água contaminada ou pelo contato direto. Os principais sintomas da febre tifoide são: febre prolongada, diarreia com sangue, cefaleia, aumento do fígado e baço, distensão e dores abdominais, náuseas e vômitos, falta de apetite, mal-estar, prostração. Os principais órgãos afetados pela febre tifoide são: o fígado, baço, vesícula, medula óssea e todo o intestino.

Hepatite: A hepatite é uma inflamação no fígado que pode começar de uma alteração de laboratório ate um ataque fulminante e fatal. Os principais sintomas da doença são: febre, mal-estar, inapetência, mialgia, cefaleia, náuseas, adinamia. Uma das formas de tratamento é uma dieta pobre em gorduras e rica em carboidratos para o paciente com hepatite. Existe vários tipo de hepatite porem as virais são: a hepatite A, hepatite B, hepatite C.

Soluções

A melhor solução nesse caso é cobrar do governo o saneamento básico de cada lugar, a população deve informar aos seus prefeitos que esta ocorrendo a falta e saneamento em determinado local. Pessoas infectadas com essas doença devem procurar um posto médico para se tratar e ser acompanhadas. Não só ao governo, mas também cabe a cada um de nós saber retirar o lixo por no local de reciclagem e de coleta seletiva, ou apenas evitar doenças transmitidas por água estagnada não deixando agua parada e outros fatores para evitar doenças e colaborar com a equipe de saneamento.

Bibliografia

< http://pt.wikipedia.org/wiki/Saneamento_b%C3%A1sico>

< http://pt.wikipedia.org/wiki/Hepatite>

< http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hepatite>

< http://pt.wikipedia.org/wiki/Febre_tifoide>

< http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliomielite#Transmiss.C3.A3o>

< http://pt.wikipedia.org/wiki/Leptospirose>

< http://drauziovarella.com.br/letras/l/leptospirose/>

< http://www.brasilescola.com/doencas/malaria.htm>

< http://www.minhavida.com.br/saude/temas/febre-tifoide>

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »