TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas Transversais Meio Ambiente

Monografias: Temas Transversais Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 3

Débora Catiane Leal da Luz

Professor-Tutor Externo Carla Weirich Zazzari

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (Ped 0345) – Prática do Módulo 3

18/05/2012

RESUMO

O meio ambiente é um assunto sério e deve ser trabalhado na escola desde a Educação Infantil, como educadores devemos alertar e incentivar as crianças a mudarem seus hábitos e valores e atitudes sobre suas ações e cuidados com a preservação do meio ambiente, para um mundo mais responsável e sustentável. O desenvolvimento e a prática sustentável deve estar presente no dia a dia da criança para a evolução de gerações futuras

Palavras-chave: Meio Ambiente-Sustentabilidade

1 INTRODUÇÃO

Falar de educação ambiental é muito importante nos dias hoje, é o começo e a construção e a transformação de valores hábitos que levaremos para toda a nossa vida. É em sala de aula desde a educação infantil que temos que trabalhar esses valores e hábitos fazendo com que a criança leve tudo aquilo que aprendeu em sala de aula para o convívio em sociedade para um mundo com mais consciência e responsabilidade com o meio ambiente.

Hoje muito se fala em sustentabilidade mais poucos sabem o seu significado e para que serve! Sustentabilidade quer dizer que é tudo que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. A educação ambiental e a sustentabilidade é um processo de aprendizagem permanente é muito importante na educação fazer com que a criança vivencie situações e práticas que levem a experimentar situações concretas de como agir e cuidar do meio ambiente. Podemos ensinar para a criança de como separar o lixo, na fabricação de brinquedos com sucatas e como utilizar a água sem desperdiça-la em nosso dia á dia .Há um leque de atividades de como introduzir e ensinar sobre a educação ambiental e sobre sustentabilidade para um futuro melhor.

2 DESENVOLVIMENTO

Meio ambiente e sustentabilidade é um assunto que devemos discutir em sala de aula alertando a toda a comunidade escolar e a sociedade, que se não cuidarmos dos recursos naturais quem pagará o preço será nós mesmos e as futuras gerações.

A educação ambiental tem cada dia mais ganhado espaço no currículo escolar pois é um assunto que não podemos mais adiar.

É necessário que haja um entendimento correto e uma criação de uma cultura sustentável que se espalhe por todas as camadas da sociedade.

A formação de uma mentalidade sustentável começa já na infância e é a sim que a criança consegue compreender os conceitos por trás deste tema tão importante. Isso faz com que as crianças se tornem multiplicadores e transformadores para serem futuros adultos concientes de seus atos perante, ao meio ambiente. Essa educação ambiental e sua sustentabilidade vem provar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com