TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Exames: Teoria Da Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2012  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Toda e qualquer organização necessita de uma prática administrativa que oriente na busca de seus objetivos. Ao longo da história foi surgindo uma ciência que visa subsidiar o processo de mediação para busca dos fins estabelecidos. Esta ciência é a Administração, que com o tempo foi se desenvolvendo lentamente, ao receber influência da filosofia, da igreja e das organizações militares. O processo de evolução da Administração é intensificado após a Revolução Industrial, e principalmente no século XX, surgindo várias teorias com aspiração de sistematizar o processo administrativo. Essas teorias atuam nas mais diversas organizações, embora sejam idealizadas em cenários industriais e empresarias, alcançaram à educação transformando a prática administrativa nas escolas. Este texto apresenta um estudo da Administração e suas influências no contexto educacional.

2. O QUE É ADMINISTRAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

O termo administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Como a tradução do termo em si, não designa algo específico, existe muitas definições, vários autores definem de diversas formas a administração. De maneira geral, atualmente, costuma-se considerar a Administração como o “ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”, ou “Administração é administrar ações através das pessoas com objetivo bem definido”. Essas são definições que destacam o papel humano nas organizações, em tempos passados, por exemplo, destacavam-se prioritariamente os objetivos das organizações, como no caso da definição proposta por Stoner e Freeman, onde a “Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos”. Chiavenato (2000) parece concordar com o conceito de Stoner quando diz que “a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos”, no entanto ele completa sua definição dizendo que “a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz”, enfatizando a importância dos seres humanos em um processo administrativo. O termo administração é tão abrangente e complexo que se torna complicado definir em tão pouco espaço, sendo nesse caso importante destacar a necessidade de mudança de conceito conforme a ênfase que se deseja dar ao ato de administrar.

Desde a mais tenra idade todo indivíduo participa de diversas organizações, como por exemplo, a família, a igreja, a escola, o clube, entre outras. O principal motivo da existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Essas organizações precisam seguir uma orientação, e essa orientação é dada por um indivíduo ou outra organização. Ao orientar uma organização, seja ela qual for, um indivíduo estará usando um processo para tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos, ou seja, esta administrando-a. Portanto a administração está, e sempre esteve presente em todos os setores da vida humana, mesmo nas sociedade da antiguidade ou medievais, apesar de não existir nesses tempos uma organização formal da administração.

Atualmente entendemos a Administração como “uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento”. Por ser uma ciência, ao passar do tempo, a administração gera teorias e hipóteses que permitem uma abordagem prescritiva e normativa intimamente vinculada à técnica de administração, que trata de conduzir as organizações e empresas aos objetivos visados.

Muitos problemas que a sociedade enfrenta têm sua origem na inexistência ou ineficiência de algum tipo de organização. Como por exemplo, a ineficiência do sistema público de saúde, que leva a classe trabalhadora menos favorecida a enfrentarem filas enormes em hospitais, a baixa qualidade da rede pública de ensino, que conserva o filho do pobre sempre a margem da sociedade, entre outros, são reflexos da falta ou da má administração de instituições públicas. Mas as instituições privadas quando mal administradas também interferem negativamente na vida das pessoas que com elas estão envolvidas, como no caso de um banco que quebra e leva consigo o dinheiro de seus correntistas, o emprego de seus funcionários e a impossibilidades de recebimentos de uma infinidade de credores, gerando um ciclo de mazelas.

Assim a sociedade contemporânea, com seus complexos organizacionais e suas estruturas empresariais gigantescas, mais que nunca necessita dessa ciência, para gerenciar, organizar e controlar todo processo das grandes e também das pequenas organizações, constituídas formalmente ou não, para que as mesmas alcancem seus objetivos lucrativos, ou sociais, com eficiência e eficácia.

3. A EVOLUÇÃO DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões através do tempo, contudo, apesar dos diferentes tratamentos da Administração, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins.

A administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos. A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los. Como no exemplo bíblico citado por Chiavenato, onde relata que Moisés estava passando o dia cuidando de pequenas causas que o povo lhe trazia. Então Jetro, seu sogro, recomendou: procure homens capazes para serem líderes de 10, 100 e 1.000. Este conselho foi dado a Moisés cerca de 3.500 anos atrás. Já nessa época era utilizado um sistema de administração hierarquizada. Mas foi com a Revolução Industrial do Século XVIII e o surgimento das máquinas a vapor, fator determinante na mecanização da indústria e da agricultura, com desenvolvimento do sistema fabril, e substituição da tarefa artesanal pela atividade da máquina, que se cria uma necessidade de sistematizar um processo administrativo que atendesse as exigências do novo modelo organizacional.

É nesse contexto que aparece a Administração Científica, que propõe a substituição do empirismo das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com