TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Casos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário Executivo:

1. O Objetivo da Contabilidade …...................................................................... 3

2. Vida financeira de pessoa física e jurídica...................................................... 4

3. Alguns conceitos contábeis.............................................................................. 5

4. Exercícios de fixação .........................................................................................9

5. Tabela .............................................................................................................. 11

6. Relatório final ..................................................................................................14

6.1. Critério de avaliação do passivo segundo a lei das S/A ............................. 15

6.2. Demonstrações contábeis............................................................................... 17

6.3. A importância das Sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro................................................................................................................ 23

6.4. Tipos de empresas criadas sob a forma jurídica de ...................................26

6.5. Quadro comparativo Sociedades Empresariais e Sociedade Anônima.... 28

7. Conclusão........................................................................................................ 34

8. Referências Bibliográficas.............................................................................. 35

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Ribeirão Preto

Novembro/2013

1. O objetivo da contabilidade

Contabilidade consiste no sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Usuário é a pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais são os acionistas, credores, emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capitais e os secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

As informações de natureza financeira (fluxos de caixa) e econômica que são consideradas pela visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício) constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física que são o complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços) e de produtividade que refere-se à utilização mista de conceitos de avaliação e quantitativos são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre o futuro da mesma contribuindo para o processo decisório dos usuários.

Para que ocorra tal contribuição, devem ser observados dois pontos:

1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a avaliação de sua situação patrimonial e de resultados.

2. A contabilidade tem relacionamento com os aspectos jurídicos que muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica.

A não utilização da informação contábil ou a utilização restrita pode ser resultado de deficiências na estrutura do modelo informativo, limitações do próprio usuário, baixa credibilidade por parte dos usuários e linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.

Quanto as finalidades contabilidade é uma ciência social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer a posição de rentabilidade e financeira auxiliando os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade e como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem subjetividade e incerteza, provenientes do próprio ambiente social e econômico em que as entidades estão operando. É parcialmente quantitativa, materializando-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

2. Vida financeira de pessoa física e jurídica

O patrimônio de uma pessoa física ou jurídica compõe-se de bens, direitos e obrigações.

Entende-se por bens as coisas úteis, capazes de satisfazer a necessidade das pessoas ou das empresas, sejam móveis ou imóveis.

Direitos são o poder de exigir alguma coisa, por exemplo, créditos que tem a receber por ter efetuado empréstimo a outrem e obrigações são ônus que devem ser cumpridos como pagamentos de dívidas em geral.

Estes três itens que formam o patrimônio devem ser bem administrados porque se a pessoa física ou jurídica tiver o ativo, consistente no conjunto de bens e direitos de sua propriedade, maior que o passivo, descrito como o conjunto de obrigações que ela possui, não terá problemas e conseguirá comandar sua vida financeira tranquilamente.

Contudo, caso aconteça o contrário e seu passivo for maior que seu ativo ela ficará extremamente onerada e não conseguirá cumprir suas obrigações.

Por isso, como administrador, deve-se estar sempre atento as questões contábeis para que não haja nenhum descontrole que que possa levar a falência de uma empresa ou a simples derrocada das finanças particulares.

Enfim, a vida financeira de uma pessoa física e uma pessoa jurídica é muito parecida pois os itens constantes em seu patrimônio são semelhantes e qualquer deslize na administração do ativo e passivo poderá acarretar sérios problemas.

3. Alguns conceitos contábeis

O conceito de ativo é conjunto de bens e direitos de uma entidade". Todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com