TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Narrativa

Artigo: Teoria Da Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Caio, no verão passado, utilizou-se dos serviços da Empresa Aérea Lost para viajar com sua família,composta de 5 membros. O trajeto contratado com a Empresa aérea foi Rio de Janeiro ? Miami. No entanto, quando chegou ao Aeroporto de Miami, Caio foi surpreendido com a notícia de que suas bagagens foram extraviadas.

Em razão do ocorrido Caio ajuizou ação indenizatória contra a Empresa aérea, na qual alegou: o direito a indenização integral por danos materiais cobrindo o valor correspondente às bagagens, com base nas normas do CDC; que a cláusula de não indenizar prevista no contrato de transporte seja declarada nula, em razão do seu caráter abusivo e indenização por danos morais pelo aborrecimento sofrido na viagem.

Na contestação a Empresa Aérea Lost sustentou a exclusão de sua responsabilidade por fato exclusivo do passageiro, que não tomou o devido cuidado com o trajeto de suas bagagens pelos dois aeroportos, em conformidade com as orientações fornecidas pela Empresa; que caso assim não entenda v. Excelência, seja, por sua vez, reconhecida a indenização limitada prevista na Convenção de Varsóvia (Convenção de Montreal).

Questão 1

Produza uma tabela com duas colunas, a fim de elencar, na primeira, as informações que contribuem para reforçar a versão da parte autora e, na segunda, as que podem auxiliar a ré. Lembre-se de apenas selecionar as informações que são juridicamente relevantes para a solução da lide em análise no judiciário.

Questão 2

Tendo em vista que o polo ativo do processo (Caio) pretende a condenação do polo passivo (empresa aérea Lost), produza a narrativa jurídica valorada de acusação, com respeito a todas as orientações dadas ao longo do semestre.

Questões objetivas

1 - Os fragmentos abaixo foram extraídos de uma peça processual que trata de ação de alimentos. Identifique a tipologia textual de cada fragmento e marque a opção correta.

I - “A representante legal do autor contraiu matrimônio com o réu em 16 de abril de 1991. Da união matrimonial adveio o menor Rodrigo da Cunha Maia, absolutamente incapaz, que está sendo representado por sua mãe”.

II - “Segundo Antunes Varela, os alimentos são tudo que é estritamente necessário para a mantença da vida de uma pessoa, compreendendo a alimentação, a cura, o vestuário, a habitação, nos limites da necessidade de quem os pede.”

a) O texto I é uma narrativa valorada e o texto II é injuntivo.

b) O texto I é argumentativo e o texto II é uma narrativa imparcial.

c) O texto I é uma narrativa simples e o texto II é descritivo.

d) O texto I é uma narrativa simples e o texto II é argumentativo.

2 - A narrativa dos fatos importantes do caso concreto em análise pelo Juízo constitui importante passo para a produção das peças processuais. Sobre a narrativa da petição inicial e da contestação, marque a opção correta.

a) a petição inicial possui narrativa simples e a contestação, valorada.

b) a petição inicial possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com