TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Letramento

Dissertações: Teoria Do Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 7

Teorias do Letramento

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Revisão da tentativa 1

Iniciado em quinta, 5 setembro 2013, 12:33

Completado em quinta, 5 setembro 2013, 12:46

Tempo empregado 13 minutos 13 segundos

Notas 5/6

Nota 1.25 de um máximo de 1.5(83%)

Question 1

Notas: 1

Sobre o surgimento do conceito de letramento no Brasil, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. No Brasil, as primeiras pesquisas sobre letramento começaram na década de 1980, quando se passou a questionar os métodos tradicionais de alfabetização.

b. No Brasil, as primeiras pesquisas sobre letramento começaram na década de 1980, quando as taxas de analfabetismo aumentaram.

c. O surgimento do conceito de letramento é consequência do alto índice de analfabetismo, que chegava a 40% há algumas décadas.

d. No Brasil, o surgimento do conceito se deu a partir do aumento do índice de analfabetismo, numa época em que o índice de fracasso escolar começou a diminuir.

e. O letramento, no Brasil, surgiu ao mesmo tempo em que o fenômeno era pesquisado e analisado por estudiosos de países como, por exemplo, o Reino Unido.

Resposta correta: No Brasil, as primeiras pesquisas sobre letramento começaram na década de 1980, quando se passou a questionar os métodos tradicionais de alfabetização.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta é a correta, pois as primeiras pesquisas sobre letramento se deram na década de 1980, quando pesquisadores e especialistas passaram a questionar os métodos tradicionais de alfabetização, uma vez que o desempenho escolar das pessoas era baixo, mesmo com a diminuição do índice de analfabetismo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Nos textos apresentados nesta aula-tema 01, verificamos que os métodos tradicionais de alfabetização passam a ser questionados por pesquisadores devido ao baixo desempenho escolar dos alunos. Em busca de respostas para esse problema, pesquisadores chegaram a algumas conclusões. Dessa forma:

I. O processo de alfabetização poderia envolver aspectos mais complexos e abrangentes do que simplesmente adquirir habilidades de ler e escrever palavras, frases ou textos.

II. Saber ler e escrever palavras, frases ou textos era condição suficiente para que a pessoa tivesse um bom desempenho escolar.

III. O processo tradicional de alfabetização não deveria ser questionado, mesmo que as pessoas apresentassem baixo desempenho escolar, pois se tratava de um método previamente estabelecido e não deveria sofrer alterações.

IV. Era necessário considerar não só o processo de aquisição da língua, ou seja, aprender a ler e a escrever, mas também o processo de desenvolvimento da língua, isto é, considerar a maneira pela qual as pessoas utilizavam a leitura e a escrita em suas práticas sociais.

Assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. I, II e IV estão corretas.

b. I e IV estão corretas.

c. III e IV estão corretas.

d. II, III e IV estão corretas.

e. I e III e IV estão corretas.

Resposta correta: I e IV estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta é a correta, pois, como as pessoas passaram a frequentar a escola, mas apresentavam baixo desempenho escolar, pesquisadores passaram a questionar os métodos de ensino e aprendizagem de leitura e de escrita, que poderiam envolver mais do que apenas aprender a ler e escrever de forma mecânica. Dessa forma, era necessário pensar também em como as pessoas usavam esse conhecimento adquirido na escola em suas práticas cotidianas de leitura e de escrita.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Sabemos que, em busca de respostas para o baixo desempenho escolar, pesquisadores ampliam as perspectivas em relação aos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e chegam a algumas conclusões. Dessa forma, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Não seria correto simplesmente ampliar o conceito de alfabetização para que ele passasse a abarcar o processo de aquisição e de desenvolvimento da língua. ESSA É A RESPOSTA CORRETA

b. Pesquisadores decidem anular o conceito de alfabetização e, a partir daí, surge o conceito de letramento.

c. Pesquisadores decidem ampliar o conceito de alfabetização, de modo que ele abranja tanto o processo de aquisição quanto o de desenvolvimento da língua.

d. O conceito de alfabetização envolve apenas o uso da língua em sociedade, isto é, nos diferentes contextos em que o sujeito interage com outros sujeitos.

e. O conceito de alfabetização deveria ser ampliado, pois o processo de desenvolvimento da língua é mais importante que o processo de aquisição da língua.

Comentário sobre a resposta incorreta: Não foi dessa vez! Volte ao Resumo ou à Web aula ou vá ao primeiro capítulo do livro Alfabetização e letramento (especificamente ao item O conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com