TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da contingência

Projeto de pesquisa: Teoria da contingência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa consiste na aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre uma organização, quanto a sua estrutura, funções, porte, setor produtivo, tipo de liderança, aspectos usados para motivar seus funcionários, como se lida com o estresse no trabalho e a utilização da ferramenta chamada “pesquisa de clima organizacional. Tem também como objetivo, dentro do mesmo contexto enfatizar os principais fatos históricos da empresa em questão. A metodologia usada neste trabalho será a de entrevista in loco. Ao analisar o mundo globalizado, percebe-se que as empresas estão voltadas a se organizar através de uma ótica futurista, com olhar voltado a esses novos métodos, cabe ao administrador um amplo conhecimento dentro de sua organização e do sistema como um todo e não somente ter em vista fins lucrativos. Com enfoque nos temas supracitados, relatamos um breve histórico sobre a papelaria “Rosa de Saron”, na cidade de Machadinho D’Oeste – RO, uma empresa com setor produtivo terciário, voltada para o ramo de papelaria, materiais esportivos, artigos para presentes e outros.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Teoria da Contingência

A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, dependendo das circunstâncias. Pode se dizer que a abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar, no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações, dentro de um ambiente também variado (CHAVIENATO,2003).

Segundo, Koetz (2009), De acordo com a abordagem contingencial, a tarefa do administrador é identificar que técnica poderá, numa situação específica sob circunstâncias particulares e no momento exclusivo, contribuir para obtenção dos objetivos da administração. (KOETZ, 2009, p.52)

2.2. Definição de Liderança

Segundo Koetz (2009), liderança é o processo de direcionar o comportamento dos outros para realização de algum objetivo. Direcionar, nesse sentido, significa fazer indivíduos agirem de certa maneira ou seguirem um determinado curso. Em termos ideais, esse curso é perfeitamente coerente com fatores como as políticas organizacionais, os procedimentos e as descrições de cargos estabelecidos. O foco central da liderança é conseguir que as coisas sejam realizadas pelas pessoas. A liderança tem sido considerada um pré-requisito para o sucesso organizacional. Hoje, considerando-se a maior capacidade possibilitada pelos aprimoramentos da tecnologia de comunicação e o aumento dos negócios, internacionais, a liderança é mais importante do que nunca. (KOETZ, 2009, p. 100).

2.3. Clima Organizacional

Clima organizacional refere-se ao que é percebido pelo empregado sobre características da organização, se estas o agradam ou não, como ele se sente a respeito delas. Diz respeito à satisfação no trabalho. Isso é refletido no atendimento ao publico, no contentamento dos clientes.

2.4. Estrutura Organizacional

É a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e distribuídas. Num enfoque aberto inclui a descrição dos aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. Em macroeconomia também se usa o termo estrutura para as organizações.

2.5. Histórico da Empresa Pesquisada

Segundo relato da empresaria, E.H.L.L. proprietária da empresa em questão, com olhar voltado para o crescimento da cidade, o seu cônjuge viu a oportunidade de realizar um sonho de família, o qual era possuir um negócio próprio, tendo assim iniciado no dia 05/02/2007. Na época com uma sociedade a qual após 2 dois anos, foi desfeita por conta de divergências administrativas, ainda neste mesmo período da sociedade, o negócio prosperava, começou muito pequena; com poucos insumos e sem funcionários, mesmo assim foi tomando forma, porém com o fim da parceria, a mesma adquiriu a parte do ex-sócio, se tornando dessa forma uma empresa familiar, e assim as dificuldades foram sendo sanadas de forma progressiva. Buscando sempre inovar com uma metodologia moderna de trabalho, se preocupando sempre com a satisfação de sua clientela, constituindo com isso credibilidade com seu publico alvo.

Para atuar na formalidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com