TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texo Indutivo

Artigo: Texo Indutivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  407 Visualizações

O direito caracteriza-se por ser um conjunto de regras que visam à organização da vida social e pacificação dos conflitos de interesse eventualmente existentes. Portanto, na área jurídica, fato social e norma são elementos indissociáveis.

É relevante que um advogado, ao produzir suas peças processuais, considere a necessidade de converncer seu auditóio da tese que pretende sustentar,. Para tanto, esse profissional tem à sua disposição dois métodos por meio dos quasi poderá desenvolver seu raciocínio e, assim, persuadri seu interlocutor. São eles o método dedutivo e o indutivo.

A dedução, própria do silogismo, é uma inferência que parte do universal para o particular, considera-se que um raciocínio é dedutivo quando, a partir de determinadas afirmações(premissas) aceitas comoverdadeiras, o advogado chega a uma conclusão lógica sobre uma dada questão discutida no processo.

Dito em outras palavras, a dedução parte de uma verdade geral (premissa maior), previamente aceita, para afirmações particulares (premissas menores). A aceitação da conclusão depende da spremissas: se als forem considaeradas verdadeiras, a conclusão será também aceita. Por isso, toda informação da conclusão deve estar contida, pelo menos implicitamente, nas premissas.

Assim considere o caso de uma mulher cujos dois filhos, gêmeos, recém-nascidos, morreram em uma maternidade, no Pará, por infecção hospitalar, onde, em apenas um semana, mais de 17 crianças faelceram pelo mesmo motivo. Qual o raciocínio que essa mãe? ou o advogado que a representa devereia seguir para chegar à conclusão de que faz jus à indenização poe danos moraes?

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com