TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG Estudos Disciplinares IV - Administração - UNIP

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTA

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

RESPOSTA

O desenvolvimento sustentável tornou-se fundamental para o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e preservação do meio ambiente e recursos naturais de um país.

A introdução da cultura sustentável em uma sociedade deve ocorrer no ensino de base, com as crianças e adolescentes, sendo essa cultura disseminada através da educação fundamental. Se as crianças e adolescentes crescerem educados com a devida importância da preservação ambiental, se tornarão adultos conscientes em relação ao racionamento dos recursos naturais, como água, ar, energia elétrica (que está diretamente relacionada aos níveis das represas), dentre outros; além disso, educarão suas gerações futuras com a mesma cultura de educação ambiental, contribuindo assim para a disseminação da cultura de preservação ambiental no país.

Além dessa conscientização, é fundamental que a educação ambiental ensine as crianças e adolescentes a realizarem um consumo (não consumismo) sustentável, orientando – os a pesquisar a forma de produção e políticas das empresas fabricantes, importadoras e distribuidoras dos produtos e serviços por eles consumidos no futuro, contribuindo para que as práticas sustentáveis nas empresas se tornem cada vez mais colocadas em prática. Outra informação que deve ser fornecida para as classes sociais com baixo nível de escolaridade e informação é a questão dos impactos ambientais causados pela poluição do meio ambiente, como o efeito estufa, contaminação de rios, contaminação do ar, dentre outros, assim como todas as consequências que esses impactos causam na vida de cada um, como diminuição de chuvas, aquecimento global, chuva ácida, deslizamentos, dentre outros.

Outro fator importante na educação ambiental é disseminar para a população de baixo nível de informação a importância do reuso da reciclagem de produtos, que além de gerar benefícios ambientais, podem contribuir financeiramente, pois reduzem os desperdícios e diminuem as necessidades de compra de novos produtos.

Assim sendo, a educação ambiental é a base para que uma cultura de desenvolvimento sustentável possa ser disseminada de forma concreta e que suas práticas possam trazer benefícios econômicos, sociais, políticos e ambientais para todos, principalmente para as futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com