TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Completo

Trabalho Escolar: Trabalho Completo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

No Encontro internacional da Associação Keynesiana Brasileira, foi apresentado o artigo científicosobre RMI, como uma estratégia de política monetária de controle da inflação. Para o trabalho, foi selecionado o caso de seis países emergentes_ África do Sul, Brasil, Chile, Colômbia, Coréia do Sul eMéxico_ que possuíam como principal objetivo em comum a estabilidade da moeda no sistema financeiro. A partir daí, o caso brasileiro será comparado com essas demais nações, visto que a rigidez noregime de metas brasileiro tem sido acompanhada por elevado custo social e baixas taxas de crescimento.

1. CONTEXTO HISTÓRICO

O regime de metas para inflação (RMI) passou a ser adotado por diversospaíses na década de 1990. Para o Brasil, o RMI foi suplantado no ano de 1999. Os países latino-americanos saíram de uma década que foram implantadas diversas políticas de estabilização econômica com seusalicerces em âncoras monetárias ou cambiais, que tinham por objetivo o controle da inflação. Simultaneamente às ancoras, foram implantadas reformas institucionais e houve a abertura comercial, após a“década perdida” (anos 80). Juntamente com o RMI, foram adotados o regime de metas monetárias (RMM) e o regime de metas cambiais (RMC).

Apesar da eficiência no que diz respeito ao controle dainflação, a política implantada em 1999 apresenta altos custos de dinâmica do produto, o que pode se dever ao fato da inflação brasileira, do ponto de vista pós-keynesiano, não ser causada por excesso dedemanda, como defende as bases teóricas do RMI.

2. Os fundamentos do regime de metas de inflação (RMI)

O fundamento teórico da teoria de regime de metas baseia-se na ideia de que a politica econômicadeve ser pautada em cima de uma regra monetária específica e tem Milton Friedman como o principal representante dessa corrente teórica. As ideias desenvolvidas des

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com