TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fisica

Ensaios: Trabalho De Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Introdução 4

Objetivo 5

1.0 Fundamentação Teórica 7

1.1 Corte no desenho técnico 7

1.2 Corte por Planos Paralelos 7

1.3 Corte por Planos Concorrentes 7

2.0 Desenhos - Anexos 8

2.1 – Desenho da peça – Parte 1 9

2.2 Desenho da peça – Parte 2 10

2.3 Desenho da peça – Parte 3 11

2.4 Desenho da peça – Parte 4 12

2.5 Desenho da peça – Parte 5 13

3.0 Considerações Finais 15

lll

Introdução

Desenho técnico é usado pelos projetistas para transmitir uma ideia de produto, que deve ser feita da maneira mais clara possível.

Mesmo preso por procedimentos e regras, um desenho técnico necessita que o projetista use sua criatividade para mostrar, com facilidade, todos os aspectos da sua ideia, sem deixar dúvidas.

Do outro lado, uma pessoa que esteja lendo um desenho deve compreender seus símbolos básicos, que são usados para simplificar a linguagem gráfica, permitindo que haja o maior número de detalhes possível.

Neste trabalho, o grupo irá pesquisar sobre os conceitos do uso de corte, cortes paralelos ou concorrentes e a partir destes conceitos, confeccionar o desenho de uma peça dividas em cinco partes.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é promover o estudo em Desenho Técnico, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

1.0 Fundamentação Teórica

1.1 Corte no desenho técnico

Corte significa divisão, separação. Em desenho técnico, o corte é imaginário e nos permite ver as partes internas de uma peça.

Em peças que contenham vazios ou reentrâncias, a representação pode ser confusa e de interpretação complexa, sendo assim, empregam-se os cortes para melhor visualização da peça.

A representação do plano de corte é com um traço estreito traço-e-ponto, exatamente como a linha de simetria, com a diferença de ter nas extremidades um traço largo. O plano de corte deve ser identificado com letras maiúsculas e o ponto de vista indicado por meio de setas. A parte larga do plano de corte não encosta no desenho da peça. A linha de corte pode coincidir com a linha de simetria.

Ao realizar-se o corte de duas peças distintas, usa-se hachuras com direções diferentes, cada uma indicando uma peça. Caso haja um maior número de peças em corte, pode-se usar hachuras com espaçamentos ou ângulos diferentes, ou usar outros tipos de desenho de hachura. Em geral reservam-se as hachuras estreitas para pequenas peças, e vice-versa.

1.2 Corte por Planos Paralelos

Faz-se o uso do corte por planos paralelos quando apenas um corte não permite visualizar todos os detalhes da peça (por exemplo: vazios ou reentrâncias). Podemos visualizar na Figura 1, um exemplo de peça que se faz necessário o corte por planos paralelos.

Sendo assim, ainda falta um detalhe da peça que não foi demonstrado no corte. Podendo ser feito de acordo está sendo demonstrado na Figura 2.

1.3 Corte por Planos Concorrentes

Em peças que apresentam alguns elementos que um só plano secante não esclarece, podem ser utilizados cortes por dois planos concorrentes no eixo da peça.

Conforme podemos ver na Figura 3, se imaginarmos um corte através de um plano de corte, só um dos furos ficará visível.

Para mostrarmos o outro furo, teremos de imaginar a flange com 2 planos concorrentes que se cruzam.

Assim, para podermos representar ambos os furos e em verdadeira grandeza, um dos planos de corte terá de sefrer uma rotação de forma a concidir com o outro plano de corte conforme exemplo na Figura 4.

2.0 Desenhos - Anexos

Nesta etapa do trabalho, serão demonstrados nas páginas a seguir, os desenhos efetuados pela equipe deste trabalho.

Nas páginas irão conter as cinco partes da peça demonstrada na Figura 5.

Figura 5

2.1 – Desenho da peça – Parte 1

2.2 Desenho da peça – Parte 2

2.3 Desenho da peça – Parte 3

2.4 Desenho da peça – Parte 4

2.5 Desenho da peça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com