TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogia

Artigo: Trabalho Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

Pedagogia

By deiamleite | Studymode.com

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Pedagogia

3ª Série História da Educação e da Pedagogia

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Maria Cristina Mesquita Barbosa

Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 3

.

Pedagogia - 3ª Série - História da Educação e da Pedagogia

Pág. 2 de 2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes CurricularesNacionais descritas a seguir.  Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.  Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.  Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas,  Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.

Produção Acadêmica

ï‚· ï‚·

ï‚·

Redação de texto dissertativo. Elaboração de um quadro cronológico dos principais estabelecimentos escolares fundados em cada período da História da Educação Brasileira. Confecção do relatório Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até cinco componentes, sob a orientação do tutor presencial, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que serão mantidas durante todas as etapas, deverão entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronização

O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com os seguintes parâmetros: Usar as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: ï‚· em papel branco, formato A4; ï‚· com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; ï‚· fonte Times New Roman tamanho 12, corpreta; ï‚· espaçamento de 1,5 entre linhas; ï‚· se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; ï‚· com capa, contendo: ï‚· logo oficial da Anhanguera Educacional – Uniderp; ï‚· nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; ï‚· nome e RA de cada participante; ï‚· título da atividade; ï‚· nome do tutor a distância da disciplina; ï‚· cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1

Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: .

Maria Cristina Mesquita Barbosa

Pedagogia - 3ª Série - História da Educação e da Pedagogia

Pág. 3 de 3

DESAFIO

Produzir um relatório intitulado Memória da educação escolar no Brasil contemporâno.

Objetivo do Desafio

Produção de um relatório com o objetivo de preservar a memória da educação escolar a partir da implementação e realização de estudos e pesquisas em História da Educação Brasileira..

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você concretize o desafio de produzir um registro da Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo, embasado na afirmativa de André Burguière (PLT, p. 28): ”[...] o futuro da história, o enriquecimento de seu saber não estão do lado das fontes inexploradas que ainda dormem no fundo dos arquivos, mas na capacidade praticamente infinita dos historiadores de interrogálas”. Ou seja, está na capacidade de “saber olhar para bem registrar” a garantia do sucesso das ações realizadas pelo indivíduo, o que implica estar consciente do que se está iniciando,que, nesta etapa, são as memórias da educação escolar brasileira. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe) Realizar pesquisa sobre a História da Educação e da Pedagogia, procurando responder à questão: “Somos feitos de tempo?”. Leituras sugeridas

ï‚·

GALZERANI, M. C. Bovério. Memória, História e Tempo: perspectivas teóricometodológicas para a pesquisa em Ensino de História. Cadernos do CEOM, ano 21, n. 28. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2012. FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque Book, 1984.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com