TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Resumo

Exames: Trabalho Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Língua Portuguesa Instrumental

Resumo da reportagem. O Brasil não pode mais perder bons professores.

Com o passar do tempo,cada vez mais,magistério tem sido desvalorizado. Este fato pode ser notado pelas frequentes exonerações de professores de escolas públicas e o desinteresse dos jovens em ingressar em carreiras ligadas a esta área. Um estudo, realizado pela Fundação Varkey Gems, mostra um quadro contraditório.

Enquanto a maior parte das pessoas entrevistadas apontava para a grande importância deste profissional, menos de 20% encorajaria os filhos a seguirem tal caminho.Fala-se muito da importância do docente, porém, não se fala de igual forma de aspectos quanto a formação,carreira e condições de trabalho, o que tem feito com que, pouco a pouco, a escola vá perdendo suas equipes.Em outra pesquisa, realizada pela UFPR, foi constatado que os motivos do abandono são velhos conhecidos: baixos salários, infraestrutura escolar precária, violência no ambiente de trabalho, sentimento de desvalorização da profissão pela sociedade, falta de apoio das famílias de alunos, entre outros.Outro fator crucial é a formação pois muitas faculdades de Pedagogia e cursos de Licenciatura não dão ao universitário o embasamento teórico para com os diferentes etapas da aprendizagem,já que esquecem as didáticas.

Faz-se, então, necessária uma revisão curricular, para que os professor aproxime o conhecimento á realidade do aluno. A regra vale, também, para a coordenação pedagógica, que deve trabalhar em equipe com o docente, não apenas cobrar resultados. Esses mesmos problemas que causam a evasão dos professores servem para explicar o baixo interesse dos jovens pela profissão. Nos últimos anos está havendo um crescimento do número de brasileiros que cursa o nível superior, no entanto, a quantidade de pessoas que ingressam na área da educação não aumenta na mesma proporção. Além disso, grande parte das pessoas que passam por essa resistência inicial e ingressam em cursos superiores na área da educação não tem a carreira de professor como foco. Como dito dito anteriormente, sem perspectivas convidativas de formação,carreira e condições de trabalho, é muito difícil reverter esse quadro.

Somente com medidas como as expressas no Plano Nacional de Educação, em votação no Senado Federal, visam melhor essas perspectivas, pode-se sonhar com um futuro mais animador. Para tanto, é fundamental o acompanhamento e cobrança para a provação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com