TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho com fins de complementar nota para fins na Universidade Paulista.

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

FUTEBOL

Trabalho com fins de complementar nota para fins na Universidade Paulista.  

                             Gizelia Josefa Silva

Valparaiso de Goiás, 9 de abril de 2016.

Introdução

Como tudo, o futebol teve uma origem. No século XIX, deu-se o surgimento do chamado futebol, na Inglaterra, onde teve seus aprimoramentos, e mudanças. Logo vindo para o Brasil, país conhecido por suas habilidades e paixão futebolística. O futebol hoje em dia é o esporte mais praticado do mundo, em quase todos os países do mundo, onde possuí ligas e confederações. A Copa do Mundo é o evento mais lucrativo em todo o mundo, e o mais esperado. São bilhões de torcedores, apaixonados por seus times e seleções. Mais conhecido como o esporte do Século XX.

Surgimento do Futebol

De inicio na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses tinham o habito de praticar um treino militar, que após as guerras, eles formavam equipes para chutar a cabeça de soldados inimigos. Ao longo do tempo, as cabeças foram substituídas por bolas de couro com cabelo, e o objetivo era com os pés levar a bola para dentro de duas estacas no chão.

Já no Japão Antigo, o esporte praticado era muito parecido com o futebol atual, mas se chamava Kemari, onde só quem  participava eram os membros da corte do imperador japonês. Utilizava-se uma bola de bambu, e as regras eram que o contato físico era proibido entre os times divididos em 8 jogadores casa.

Na Grécia, os gregos chamavam o esporte de Episkiros, onde jogaram  duas equipes de 9 jogadores cada, a bola usada era uma bexiga de boi cheia de areia. Quando os romanos dominaram a Grécia, adotaram algumas culturas, uma delas o Episkiros, porém praticando-o de forma mais violenta.

Na Itália Medieval, surgiu um  jogo chamado gioco Del cálcio, praticado nas praças por 27 jogadores de cada equipe, porém havia muita violência já que os participantes levavam  problemas sociais e particulares de casa, para o campo. Com o tempo, o rei Eduardo II, decretou uma lei sobre a prática do jogo, onde 12 juízes nobres ficavam responsáveis por fazer com as regras do jogo fossem seguidas.

No bairro paulista do Brás, nasceu Charles Miller, que viajou para a Inglaterra com nove anos para estudar, onde teve contato com o futebol, quando retornou ao Brasil, trouxe a primeira bola de futebol e suas regras. Assim podendo considerar Charles Miller o precursor do futebol no Brasil. No dia 15 de abril de 1895 foi realizado o primeiro jogo de futebol no Brasil, entre funcionários de uma empresa inglesa que atuavam no Brasil. No Brasil, o primeiro time formado foi o SÂO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.

Evolução do Futebol

Chegando à Inglaterra o jogo foi organizado e sistematizado. As regras eram claras e objetivas. O jogo de inicio só era praticado por estudantes filhos da nobreza, mas aos poucos foi se popularizando. Em 1848, foi estabelecido um código, onde determinava que um jogador pudesse tocar as bolas com as mãos para evitar a entrada da bola no gol, chamando-o de goleiro. Logo mais foi se estabelecendo mais regras como o pênalti, como forma de punição a fala dentro da área, estabeleceu-se o tempo de 90 minutos, e por ultimo o impedimento.

Em 1885, foi iniciado o profissionalismo no futebol, no ano seguinte na Inglaterra foi criado a International Board, onde a função era mudar e estabelecer as regras do futebol quando necessário.

Uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa,, ajudando a difundir o futebol em várias partes do mundo.

Com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais foi fundada a Football League, em 1888.

Já no ano de 1904, criaram a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) que organiza o futebol até os dias atuais em todo o mundo. Ela organiza os grandes campeonatos de seleções, como a Copa do Mundo, que acontece de quatro em quatro anos. A FIFA também organiza campeonatos de clubes, como a Copa Libertadores da América, Liga dos Campeões, entre tantos outros.

Regras do Futebol

¹ Cada partida tem 90 minutos e é dividida em dois tempos de 45 minutos cada.

O jogo é supervisionado por um árbitro.

É proibido o uso das mãos para o manejo da bola. Podem, entretanto, serem usados os pés, as pernas, o tronco e a cabeça.

Para evitar que os jogadores do time adversário fiquem apenas na área penal do lado adversário, foi criada a regra do impedimento. Ela consiste em impedir ou invalidar um gol que tenha sido feito por um jogador quando não há pelo menos dois jogadores da outra equipe entre ele a linha de fundo adversária.

O vencedor da partida é aquele que conseguir fazer o maior número de gols.

Em caso de desempate, podem ser feitas duas prorrogações de 15 minutos ao final dos tempos.

Quando um jogador comete faltas, ele pode receber um cartão amarelo ou um cartão vermelho. Se receber dois cartões amarelos ou um cartão vermelho em uma partida, ele é expulso do jogo

Caso um jogador execute alguma agressão física sobre um adversário, o juiz deve marcar pênalti a favor do time adversário.

Quando a bola sai do campo pela linha de fundo, é cobrado escanteio se o último jogador a tocá-la estava na defensiva, e é cobrado tiro de meta se o último jogador a tocá-la estava no ataque. Nesse caso, o escanteio é a favor do time atacante e o tiro de meta, a favor do time da defensiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com