TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo (TG), de elaboração do Relatório Informativo apresentado à Universidade Paulista (UNIP).

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

        TRABALHO EM GRUPO - TG

                   WANDERLY RIBEIRO DIAS – RA 1211739

       

           

                 

POLO – GUAJARÁ-MIRIM- RO

2015

Trabalho em grupo (TG), de elaboração do Relatório Informativo apresentado à Universidade Paulista (UNIP).

UNIVERSIDADE PAULISTA


A ação do profissional de serviço social se sustenta no conhecimento da realidade e, tem as dimensões teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos como fundamentos, tendo a questão social como sua fundamentação.  Sua atuação na saúde é amparada na integralidade, intersetorialidade, na participação social e na interdisciplinaridade, está amparada na Constituição Federal de 1988 que garante “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Na saúde, o Assistente Social pauta seus atendimentos, sobretudo, na perspectiva do cuidado integral em saúde e do direito dos usuários, reforçando as noções de cidadania, em favor do acesso destes às políticas públicas, em especial à política de Seguridade Social. Têm suas atividades apresentadas por eixos de atuação, ações assistenciais; ações em equipe; ações socioeducativas; ações de mobilização, participação e controle social; ações de investigação, planejamento e gestão; ações de assessoria, qualificação e formação profissional.  

A atuação deve estar embasada na efetivação de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e as demandas da classe trabalhadora, além dos estudos sobre o perfil e situação de saúde dos usuários e a coletividade. Uma vez que, a contribuição do assistente social na gestão e no planejamento busca a intersetorialidade, na perspectiva de idealizar a saúde no âmbito da Seguridade Social. Nos processo de auditoria de gestão, a partir do monitoramento, investigação, regulação e avaliação dos serviços, este profissional procura ir além dos impasses vividos na política de saúde.

Suas análises devem ser realizadas a partir de situações concretas e possuir uma utilidade social. Para que tenha efeito é fundamental, além da clareza do projeto ético-político, o domínio teórico-metodológico e ético-operativo, alicerçados pelo conjunto de conhecimentos, habilidades, atribuições, competências e compromisso necessários à realização dos processos de trabalho, em qualquer espaço ou âmbito de atuação onde o assistente social o realize. Diante disto, estará próximo de alcançar a realidade de seus usuários e, desta forma, ter uma prática mais efetiva e de qualidade, que atenda aos seus anseios e tenha verdadeiro potencial de produzir saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com