TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de portugues

Por:   •  9/10/2015  •  Resenha  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

Augusto dos Anjos,Graça Aranha, Monteiro Lobato e Lima Barreto.

Bibliografia

http://www.colegioweb.com.br/pre-modernismo/caracteristicas-do-pre-modernismo.html

http://blogdositiodopicapauamarelo.blogspot.com.br/2013/05/pre-modernismo-e-monteiro-lobato.html

http://www.e-biografias.net/monteiro_lobato/

http://www.todamateria.com.br/pre-modernismo/

http://blog-limabarreto.blogspot.com.br/2011/04/pre-modernismo-lima-barreto-o-triste.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lima_Barreto

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gra%C3%A7a_Aranha

http://www.brasilescola.com/literatura/graca-aranha.htm

http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/gra.aaranha.htm

http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/eu.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eu_(Augusto_dos_Anjos)

http://www.passeiweb.com/estudos/livros/triste_fim_de_policarpo_quaresma

https://pt.wikipedia.org/wiki/Triste_Fim_de_Policarpo_Quaresma#Cr.C3.ADtica

Monteiro Lobato

Bem, José Bento Renato Monteiro Lobato,Nasceu em Taubaté,São Paulo,no dia 18 de Abril de 1882 e morreu dia no 5 de julho de 1948,por conta de problemas cardíacos. Foi um dos escritores mais influentes do século XX,a metade de suas obras são constitudas de literatura infantil, e uma de suas obras que fez com que ele ficasse muito conhecido foi a obra com caráter educativo,conhecida como Sítio do Pica-pau amarelo. Quando criança, Lobato era uma criança muito agitada e na época , conseguiu escandalizar a sociedade ao se recusar a fazer a primeira comunhão. O garoto começou a gostar de ler livros quando foi alfabetizado por sua mãe,e na biblioteca de seu avô , o Visconde de Tremembé, leu todos os livros. Com o passar do tempo, Monteiro Lobato conseguiu se ingressar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na capital, e se formou em 1904. No mesmo ano , voltou para Taubaté, onde prestou concurso a promotoria Pública e assumiu um cargo na cidade de Areias,no Vale do Parnaíba em 1907.

Paralelamente ao cargo de Promotor, ele costumava fazer varios desenhos e caricaturas, além de escrever para vários jornais e revistas. No dia 12 de Novembro de 1912 ,O jornal O Estado de São Paulo, publicou uma carta sua onde ele critica a ignorancia do caboclo,criticando também que a miséria tornava incapaz o desenvolvimento da agricultura na região,e um tempo depois , ele enviou outra carta onde pela primeira vez aparece o personagem "Jeca Tatu".

No dia 20 de Dezembro de 1917,o jornal O Estado de São Paulo, publica um artigo dele , chamado de "Paranoia ou Mistificação?" na onde ele começa a criticar uma exposição da pintora Anita Malfatti,recem chegada da Europa,sua critica acabou se tornando um estopim para o movimento modernista.

Após um certo tempo, quando foi em 1921 ele publica "Narizinho arrebitado", que era um livro de leitura para escolas, essa obra fez tanto sucesso que o autor decidiu prolongar as aventuras de seu personagem em outros livros , onde todos iriam girar ao redor do "Sítio do Pica-Pau Amarelo". As histórias do "Sítio do Picapau Amarelo", e seus habitantes, misturam a realidade e a fantasia fazendo uso de uma linguagem coloquial e acessível. Entretanto, No ano de 1933 o livro "Caçadas de Pedrinho" é questionado pelo movimento Negro por ter elementos racistas, onde no livro relata a caçada a uma onça que está rondando pelo sítio, e o trecho racista é quando é dito:"É guerra e das boas, não vai escapar ninguém, nem tia Anastácia, que tem cara preta".

Augusto dos Anjos

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no engenho "Pau d'Arco", na Paraíba,era filho de Alexandre Rodrigues dos Anjos e Córdula de Carvalho Rodrigues dos Anjos,e do pai que era formado em direito,que ele recebeu as suas primeiras instruções. Augusto foi o poeta mais importante do pré-modernismo,onde suas obras são esxtremamente originais. Ele também era um dos poetas mais criticos de sua época,embora em suas poesias possuisse raízes do simbolismo,retratando sua angustia, o uso de metáforas e o seu gosto pela morte,ele até mesmo já se declarou o "Cantor da poesia de tudo que é morto". Seu dominio sobre a poesia apresentaria a tradição parnasiana,e durante muito tempo ele já foi ignorado pela critica , que achava seu vocábulario um tanto morbido e vulgar,e sua obra poética está resumida em um unico livro intitulado "EU" publicado em 1912, e que depois foi reeditado com o nome "Eu e outros poemas".

No ano de 1900, ele consegue se ingressar no Liceu Paraíbano e é nessa época em que ele compõe seu primeiro soneto chamado de "Saudade". Entre os anos de 1903 e 1907, ele entra para a Faculdade de Direito do Recife e quando consegue se formar, retorna para João Pessoa, onde ele começa a lecionar Literatura Brasileira em aulas particulares. No ano de 1908 , Augusto é nomeado professor do Liceu Paraíbano , porém , dois anos depois ele é afastado do cargo por conta de um desentendimento com o Governador e nesse mesmo ano ,ele se casa com Ester Fialho e se muda para o Rio de Janeiro,onde no ano de 1911 é nomeado professor de Geografia, no Colégio Pedro II.

Durante toda a sua vida ele publicou vários poemas em jornais e periodicos, em 1912 publicou seu único livro intitulado "EU",que foi capaz de causar espanto em vários criticos da época, por causa da linguagem Grotesca do livro e sua grande obscessão pela morte. Quando é em 1914 Augusto é nomeado Diretor do Grupo Escolar Ribeiro Junqueira, em Leopoldina, Minas Gerais,na onde ele se muda,e nesse mesmo ano, depois de uma longa gripe, é acometido de uma pneumonia. E então,Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos morre em Leopoldina, Minas Gerais, no dia 12 de novembro de 1914.

Graça Aranha

José Pereira da Graça Aranha nasceu em 21 de junho de 1868, na capital do Estado do Maranhão,era filho de Temistocles da Silva Maciel Aranha e de Maria da Glória da Graça. Ele faleceu no Rio de Janeiro,no dia 26 de janeiro de 1931. Graça Aranha se formou em Direito e exerceu a magistratura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com