TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho português

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  5.832 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO DE LITERATURA – 3º COLEGIAL

RESPOSTAS:

Textos: 1 - Soneto da Separação (Vinícius de Morais)

2 - Toada do Amor (Carlos Drummond de Andrade.

1) Resposta:

No ponto de vista formal nota-se no texto 2 uma busca de uma língua brasileira, mais popular e coloquial, além de observarmos, emprego do verso livre e a falta de uma pontuação mais rigorosa.

2) Resposta:

a) Observando o texto 2 – “Toada do amor” notamos que o ritmo realmente aproxima-se do da toada (moda de viola) e os elementos de musicalidades presente nele estão nas alternâncias das sílabas eu apresentam maior ou menor intensidade quando pronunciadas. Observamos versos livres sem preocupação com rima, métrica. A oposição de idéias (antíteses) também ressaltam a musicalidade no poema, principalmente, ao que se refere brigar / perdoar.

b) Em relação ao “Soneto da Separação” observamos no texto “Toada do amor” há diferenças de linguagem como: no primeiro há notamos um poema ligado a tradição clássica, com versos decassílabos, sintaxe e vocabulário apurado. No entanto no segundo observamos o contrario, não há preocupação com métrica, a linguagem é simples, coloquial.

3) Resposta:

No texto 2 o tema do amor é relacionado ao ir e vir na relação, perdoar e brigar, segundo o autor, só assim a vida tem graça, ou seja, se hoje brigamos e estamos triste, não precisa se preocupar que chegará amanhã o momento de perdoar e voltar. Tem-se esperança de reencontro.

4) – Resposta:

No texto 1 – Soneto da Separação tem-se como tema específico a separação de um amor, sem esperança de conciliação, o eu-lirico sofre; no texto 2 – tem-se como tema específico a certeza do reencontro da volta do amor após a separação, uma toada de ir e vir.

5) Resposta:

O temo do texto 2 é mais leve pois o eu-lírico sabe que brigar e perdoar fazem partes do amor e que se hoje briga-se amanhã perdoa-se. Sente-se tão tranqüilo que diz: “Mariquita, dá cá um pito/ no teu fito está o infinito”, ou melhor dizendo, que ele fuma seu cigarro tranqüilo contemplando o infinito, sem se preocupar com o amor.

Texto II – Poema Espiritual de Murilo Mendes

1) Resposta:

Ele vê-se integrado ao universo e à força divina que o rege e guia.

2) Resposta:

a) Nota-se elementos opostos como visível e invisível, o mundo material é para o eu lírico apenas uma das manifestações do espiritual.

b) O papel de Deus no universo é o de força que rege o universo.

3) Resposta:

a) De acordo com as idéias da estrofe 3º podemos ver que a concepção religiosa expressa pelo eu-lírico difere da concepção tradicional pela concepção do poema, religiosidade e sensualidade que se excluem.

b) Deus e o Poeta assemelham-se no dom da criação, que tem por base a matéria, a vida.

4) Resposta:

Em se tratando do papel de destaque que a matéria tem no poema, este se intitula “Poema espiritual” esta contradição nos mostra que o título é coerente pela ótica do poema, que traz que a matéria e o espírito não se excluem, são apenas expressões diferentes da mesma ordem universal.

Texto III – Poética de Manuel Bandeira

1) Resposta:

Identificando as estrofes do texto em que há críticas e as que apresentam propostas, no poema de Manuel Bandeira, podemos dizer que:

• Apresentam críticas: estrofes 1, 2, 4 e 5

• Apresentam Propostas: estrofes 3 (com exceção do primeiro verso), 6 e 7.

2) Resposta:

a) Nas duas primeiras estrofes o poema critica a falta de responsabilidade dos poetas do passado, bem como a sua atitude burocrática e formalista perante a poesia.

b) O movimento literário que apresenta as características criticadas por Manuel Bandeira é o Parnasianismo.

3) Resposta:

a) “Todos dos ritmos sobretudo os inumeráveis” – nota-se que o 3º e o 4º versos do poema servem de exemplo, porque são bastante longos e revelam despreocupação com ritmo e métrica.

b) “Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais”. – Nota-se que o emprego da palavra clown é um barbarismo, um estrangeirismo.

4) Resposta:

a) Manuel Bandeira prefere o lirismo de bêbados, loucos e palhaços ao lirismo tradicional, isso porque seu lirismo é mais autentico, real, uma vez que eles (bêbados, loucos e palhaços) não estão presos a valores sociais.

b) A concepção que o autor acerca do lirismo na poesia moderna tem de ser antes de tudo, profundo e verdadeiro.

5) Resposta:

Essas técnicas, emprego do verso livre e a falta de uma pontuação mais rigorosa, foram utilizadas em todas as correntes de vanguarda, contudo, as primeiras que fizeram a defesa desses procedimentos foram o Futurismo e o Expressionismo.

Texto IV – “brasil” de Oswald de Andrade

1) Resposta:

a) Todos os poemas de Oswald de Andrade apresentam título com letra minúscula, isso demonstra sua irreverência de forma clara. O que chama-nos a atenção é que nem mesmo o Brasil, nosso país, saiu da regra, ou seja, o autor não abriu exceção nem mesmo para o nome do país.

b) O poema faz referência a três raças, no entanto, a raça apresentada por Zé Pereira é a Portuguesa.

c) No ponto de vista histórico e étnico essas três raças foram a base da formação étnica brasileira, historicamente observando.

2) Resposta:

a) A variedade lingüística empregada no poema foi a popular.

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com