TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trava Lingua

Pesquisas Acadêmicas: Trava Lingua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  428 Visualizações

TRAVA-LÍNGUA

A aranha arranha a rã

A rã arranha a aranha

Nem a aranha arranha a rã

Nem a rã arranha a aranha.

OBJETIVO: Os alunos irão perceber a dificuldade da fala oral rapidamente em um trava-língua. A partir desse momento converse com a turma sobre o trava-língua.

DESENVOLVIMENTO: Logo após explique que os trava-línguas fazem parte da literatura oral no Brasil e consiste em um jogo de palavras, no qual versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar ou formadas com o mesmo som, mas em ordens diferentes, são pronunciadas com rapidez.

“Trava-língua é uma espécie de jogo verbal , com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-línguas são descendente da cultura popular, são modalidades de parlendas, podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Os trava-línguas recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua". Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos”.

PARLENDA

Dedo Mindinho

Seu vizinho,

Maior de todos

Fura-bolos

Cata-piolhos.

OBJETIVO: Familiarizar o aluno com o texto e ao mesmo tempo trabalhar o texto enriquecendo a leitura de uma forma lúdica.

DESENVOLVIMENTO: Escreva a parlenda em um cartaz, peça para os alunos ler, verso por verso, ao mesmo tempo que eles vão trabalhar a leitura você irá ensinar rimas, e explicar que alguns versos tem rimas e outros não.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com