TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trovadorismo

Tese: Trovadorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Tese  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 5

Manifestações Artísticas

Você sabe o que é arte românica e estilo gótico?

É muito simples entender a diferença entre os dois. Basta fazer uma breve observação e a diferença ficará bastante clara. A arte românica caracterizou o uso do arco redondo e paredes de pedras grossas. Predominou as linhas horizontais e janelas pequenas que foram construídas por peregrinos, viajantes e cruzados com mão-de-obra gratuita. Já no estilo gótico é fácil perceber que há uma leveza de estilo. As janelas são imensas, os vitrais são coloridos e as torres parecem mãos que se elevam aos céus em sinal de prece. É neste momento que a pintura e a escultura ganham maior autonomia e as figuras, passam a ter uma crescente humanização.

No estilo gótico percebemos que há uma leveza de estilo. As janelas são imensas, os vitrais são coloridos e as torres parecem mãos que se elevam aos céus em sinal de prece. É exatamente neste momento que a pintura e a escultura ganham maior autonomia e as figuras passam a ter uma crescente humanização.

As primeiras produções artísticas ligadas á literatura e vindas do povo foram as cantigas. A importância das cantigas enconta-se em dis artigos:

1- MUDANÇA DA LÍNGUA: Utilização do galego-portugues em vez do latim.

2- MUDANÇA DE ASSUNTO: Da liturgia católica para o cotidiano das pessoas.

III – ARTISTAS MEDIEVAIS:

Na hierarquia dos artistas medievais distinguiam-se quatro categorias:

a) o trovador: pessoa culta, fidalga, que não só escrevia a poesia, mas também era capaz de compor música e apresentar o seu trabalho, sem receber qualquer recompensa material. O mais famoso trovador foi D. Dinis, o Rei Trovador.

Em 1290, ele torna obrigatório o uso da Língua Portuguesa e funda a primeira Universidade em Coimbra.

b) o segrel: trovador profissional, geralmente um fidalgo decaído, que ia de corte em corte, de castelo em castelo com o seu executante (o jogral);

c) o jogral: designação que tanto poderia pertencer ao saltimbanco como ao ator mímico, ou simplesmente ao compositor; cantava nas festas e nos torneios as poesias de trovadores e segréis em troca de pagamento, às vezes, rivalizando com estes na elaboração da letra e da música;

d) o menestrel: músico ligado à determinada corte.

ARTISTAS DA ÉPOCA MEDIEVAL

TROVADORES (poetas cultos que compunham a letra e a música das canções)

MENESTRÉIS (músicos-poetas sedentários, pois viviam na casa de um fidalgo)

JOGRAIS (cantores e tangedores ambulantes, geralmente de origem plebéia)

SEGRÉIS (trovadores profissionais, geralmente fidalgos desqualificados, que iam de corte em corte na companhia de um jogral)

JOGRALESA E SOLDADEIRA (moças que acompanhavam tocando pandeiro e dançando)

Arte e Cultura

A Idade Média foi muito influenciada pela Igreja, esta detinha o poder político e econômico, mantendo superioridade, até mesmo, da nobreza feudal. Prevalecia o teocentrismo, Deus era o centro de todas as coisas.

Arquitetura

Toda produção artística era voltada para a construção de igrejas, catedrais e abadias. Todas as produções literárias eram feitas em galego-português, denominadas de cantigas.

Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, os Cancioneiros, que são apenas três:

Projeção de castelo semelhante aos dos senhores feudais

“Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.

Os trovadores de maior destaque são: Aires Nunes, Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade e Meendinho.

No trovadorismo as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).

A época do trovadorismo compreende desde o início da Língua portuguesa (português arcaico), provavelmente entre 1189 e 1418. O trovadorismo abrange a idade Média, o feudalismo (já em fase de decadência) e o teocentrismo (Deus é o centro do Universo). Portugal encontrava-se ocupado com as Cruzadas, quando deram seu fim as manifestações culturais iniciaram-se, surgindo assim o trovadorismo.

O principal autor do trovadorismo foi o Rei D. Dinis que viveu de 1261 à 1325, sendo que os escritores eram denominados “trovadores”, que escreviam suas poesias e depois a cantavam com ajuda de alguns instrumentos musicais (viola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com