TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trovadorismo

Resenha: Trovadorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  Resenha  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste trabalho, falarei um pouco sobre Trovadorismo, suas características e principais artistas presentes neste período.

O Trovadorismo foi a primeira Escola Literária portuguesa. Esse movimento literário esticou-se, aproximadamente, do século XII ao século XIV.

A Escola Trovadoresca existiu durante a Idade Média, onde predominava o feudalismo, portanto, um sistema de poder baseado na posse de terra, onde a supremacia era do clero (teocentrismo) e da nobreza (senhores feudais, patriarcalismo).

O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.

Contextualização

- Fatos e Datas Históricas Marcantes

1189 ou 1198: “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, de Paio Soares Taveirós - início do Trovadorismo, primeiro movimento literário português.

1434: nomeação de Fernão Lopes, pelo rei D. Duarte de Avis, para o cargo de “Cronista-Mor do Reino” - início do Humanismo em Portugal.

Portugal é reconhecido como reino independente em

1143. Quinze anos antes, o Conde Afonso Henriques de Borgonha já havia sido sagrado rei, depois da batalha de S. Mamede, em que lutou pela liberdade do Condado Portucalense e da qual saiu vitorioso. Iniciava-se aí a primeira dinastia portuguesa: a Dinastia de Borgonha.

- Sistema Político e Econômico do Período

Europa nessa época sofria com constantes invasões dos povos germânicos, causando inúmeras guerras. Perante isso, desenvolveu-se o sistema econômico denominado feudalismo. Nesse sistema, somente o senhor feudal poderia governar, tinha pleno poderes sobre seus servos e vassalos. O senhor feudal, também chamado de suserano, cedia a posse de terras a um vassalo que se comprometia a cultivá-la e a repassar parte da produção ao dono do feudo. Em troca disso, os servos ganhavam proteção militar e judicial em casos de ataques e invasões. Esse processo de subordinação recebe o nome de vassalagem.

Além da nobreza (classe que pertenciam os suseranos) e a classe dos vassalos ou servos, havia ainda outra classe social: o clero. Nessa época, o poder da Igreja era bastante forte, visto que o clero possuía grandes extensões de terras, além de dedicar-se também à política.

O Trovadorismo desenvolveu-se num período em que a cultura era monopolizada pelo clero católico, detentor máximo do poder político e econômico.

- Formação da Sociedade

A partir do século XIV, Portugal começava a afirmar-se como reino independente, embora ainda mantivesse laços econômicos, sociais e culturais com o restante da Península

Ibérica. Desses laços surgiu, próximo à Galícia (região ao norte do rio Douro), uma língua particular, de traços próprios, chamada galego-português. A produção literária dessa época foi feita nesta variação linguística.

Os conventos eram verdadeiros centros difusores da cultura medieval, pois era neles que se escolhiam os textos filosóficos a serem divulgados, em função da moral cristã.

A religiosidade foi um aspecto marcante da cultura medieval portuguesa. A vida do povo lusitano estava voltada para os valores espirituais e a salvação da alma. Nessa época, eram frequentes as procissões, além das próprias Cruzadas - expedições realizadas durante a Idade Média, que tinham como principal objetivo a libertação dos lugares santos, situados na Palestina e venerados pelos cristãos. Essa época foi caracterizada por uma visão teocêntrica (Deus como o centro do Universo). Até mesmo as artes tiveram como tema motivos religiosos. Tanto a pintura quanto a escultura procuravam retratar cenas da vida de santos ou episódios bíblicos.

Escola Literária Trovadoresca

- Características

O trovadorismo foi a primeira Escola Literária existente.

A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola gaita, etc.). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Estes últimos deram origem ao nome deste estilo de época português.

Mais tarde, as cantigas foram compiladas em Cancioneiros. Os mais importantes

Cancioneiros desta época são o da Ajuda, o a Biblioteca Nacional e o da Vaticana.

As cantigas eram cantadas no idioma galego-português e dividem-se em dois tipos: líricas (de amor e de amigo) e satíricas (de escárnio e maldizer).

Do ponto de vista literário, as cantigas líricas apresentam maior potencial, pois formam a base da poesia lírica portuguesa e até brasileira. Já as cantigas satíricas, geralmente, tratavam de personalidades da época, numa linguagem popular e muitas vezes obscena.

- Gêneros Literários

gênero lírico

Pode-se dizer que o gênero lírico é a expressão do sentimento pessoal. "É a maneira como a alma, com seus juízos subjetivos, alegrias e admirações, dores e sensações, toma consciência de si mesma no âmago deste conteúdo" (Hegel).

De fato, o poeta lírico é o indivíduo isolado que interessa-se somente pelos estados da alma. É aquele que preocupa-se demasiadamente com as próprias sensações voltado para si. O universo exterior só é considerado quando existe uma identificação, ou é passível de ser interiorizado pelo poeta.

gêneros SATÍRICos

As cantigas satíricas (cantigas de escárnio e cantigas de maldizer) apresentam interesse, sobretudo histórico, reunindo cantigas autóctones maliciosa da época. São verdadeiros documentos dos costumes e da vida social e política, principalmente da corte, trazendo até nós os mexericos e os vícios ocultos da fidalguia medieval portuguesa, sem a idealização da cantiga de amor.

Seu objetivo é a crítica social, com intuito

humorístico, ridicularizando pessoas de forma sutil ou grosseira,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com