TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trovadorismo

Artigos Científicos: Trovadorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

Trovadorismo

As origens da literatura portuguesa referem ao século XII, quando Portugal constituiu um país independente. Dois traços marcantes predominaram a visão da sociedade da época: o Teocentrismo no plano religioso,cuja ideologia afirmava que Deus era o centro de todas as coisas. Eo Feudalismo, no plano político-econômico que estava diretamente relacionado à posse da terra.

O direito de governar se concentrava somente nas mãos do senhor feudal, que mantinha plenos poderes sobre todos os seus servos por meio de um sistema de vassalagem. Os vassalos obedeciam ao senhor em troca de proteção e ajuda econômica.

Esse sistema de vassalagem refletiu-se na poesia trovadoresca, iniciando o trovadorismo, sendo uma cantiga de amor,o primeiro documento literário português, data de 1189 ou 1198(não há um registro preciso da data). Trata-se da cantiga Ribeirinha (ou “Cantiga da Guarvaia”) composta pelo poeta Paio Soares de Taveirós, dedica a D. Maria Paes Ribeiro, a Ribeirinha.

Os poetas dessa época eram chamados trovadores. A palavra trovador vem do francês trouver, que significa “achar”, “encontrar”.O trovador era aquele que "encontrava" as palavras certas, que sabia compor com arte. As poesias eram feitas para serem cantadas, por isso eram chamadas de cantigas.

Há dois tipos de cantigas:

 A cantiga lírica – amorosa, que subdividia em cantiga de amor e cantiga de amigo.

 A cantiga satírica, que podia ser de escárnio ou de maldizer.

Cantiga de amor: retrata um amor impossível, pois a mulher pertence a uma classe social superior à do trovador.

Cantiga de amigo:eram inspiradas em cantigas populares, fato que as concebe como sendo mais ricas e mais variadas no que diz respeito à temática e à forma, além de serem mais antigas.

A cantiga satírica, que podia ser de escárnio ou de maldizer. Nesse tipo de poema, os artistas da época, além de expressar o seu eu lírico amoroso, também se preocupam em ridicularizar os costumes da época. Usando de uma linguagem bem popular, os trovadores denunciavam os falsos valores morais de todas as classes da época.

As poesias trovadorescas estão reunidas em cancioneiros. Os mais importantes são:

 O Cancioneiro da Ajuda, o mais antigo, com 310 cantigas;

 O Cancioneiro da Vaticana, pertencente à Biblioteca do Vaticano, com 1205 cantigas;

 O Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa, anteriormente chamado de Colocci­Brancutti, com 1647 cantigas.

Principais trovadores:

João Soares de Paiva, Paio Soares de Taveirós, o rei D. Dinis, João Garcia de Guilhade, Afonso Sanches, João Zorro, Aires Nunes, Nuno Fernandes Torneol.

O mais famoso deles foi D. Dinis, o Rei Trovador. Em 1290, ele torna obrigatório o uso da Língua Portuguesa e funda a primeira universidade em Portugal.

A cantiga de amor A Ribeirinha é considerada, por alguns, a mais antiga cantiga dos cancioneiros medievais e um marco na literatura nacional. Alguns estudiosos entendem tratar-se de uma cantiga de amor e, outros, uma cantiga de escárnio plena de ironia, e por isso atualmente é considerada por diversos autores como uma cantiga satírica.

Cantiga da Ribeirinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com