TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE BAIXO CUSTO NA CONSTRUÇÃO DE SUPORTE PARA PAPEL HIGIÊNICO NOS BANHEIROS

Por:   •  8/11/2018  •  Artigo  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO[pic 3]
  1. JUSTIFICATIVA

 

Se existe um termo bastante falado no momento é "Desenvolvimento sustentável", para alcançarmos esse nível de desenvolvimento não é fácil, tão pouco alcançaremos ele do dia para noite, mas tudo começa com uma mudança de conceito. Esse conceito consiste em valorizar a reciclagem e em dar novas utilizações a materiais.

A utilização de materiais de baixo custo para construção de equipamento para uso em residências é uma tendência atual diante do auto custo de materiais onde se torna inviável para algumas residências.  

A ideia surgiu através de uma disciplina da área técnica que tem por objetivo desenvolver produtos de baixos custos em benefício da comunidade onde utilizaremos de diversas ferramentas para o desenvolvimento da ideia.

A utilização de sobras de materiais da construção civil impactam positivamente o meio ambiente, pois estamos utilizando sobra de construções já realizadas em prol de outras famílias que não dispõe de recursos para a construção de alguns equipamentos.
       Uma das formas de se contribuir com o desenvolvimento sustentável é a utilização consciente dos materiais que sobram da construção. Sua contribuição é justificada uma vez que não necessita de produzir novas peças para uso posterior em novas instalações onde pessoas de baixa renda podem utilizar deste mesmo material não utilizado mais pelas construtoras em suas obras constribuindo assim com menos impactos ao meio ambiente durante todo seu ciclo de vida.

A construção deste equipamento trará como benefícios sociais uma higienização do local, além de benefícios econômicos com a economia financeira trazida na construção deste equipamento, onde toda comunidade será beneficiada neste caso a comunidade localizada nas proximidades da instituição de ensino.

Para chegar a definição da problemática a ser solucionada passamos por vários momentos como o processo de imersão que tem por objetivo nos aprofundar sobre o problema e se aproximar do contexto em que ele está inserido.

  1. QUESTÃO PROBLEMA

Várias residências não dispõe de um equipamento que sirva de suporte para papel higiênico nos banheiros, onde em algumas situações há o desperdício deste material caindo dentro do vazo sanitário ou até mesmo no próprio chão dos banheiros das residências. O uso inadequado do papel higiénico pode causar problemas de saúde, tais como

  1. HIPÓTESE  

Será possível construir um suporte de material reciclável para utilização nos banheiros?

  1. OBJETIVO

Construir um suporte de cano para papel higiênico para residências  

  1. 3. DESCRIÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS

As Etapas de desenvolvimento da pesquisa serão apresentadas em forma de etapa onde iremos descrever cada momento da pesquisa.

Momento 1: Etapa de Imersão ( Visita diagnostico )

Para a realização deste trabalho, foi realizada uma visita campo, onde podemos conversar com as pessoas sobre as condições de vida das mesmas onde detectamos a necessidade de produzimos o equipamento proposto no objetivo deste trabalho, como ilustrado na figura1.

Momento 2:

        Etapa de apresentação das problemáticas da localidade onde podemos expor nossos pensamentos com relação a real situação da localidade visitada, como ilustrado na figura 2.  

Momento 3:

Etapa do processo de ideação do que poderíamos construir para contribuir com a resolução da problemática escolha para o desenvolvimento da pesquisa, como ilustrada na figura 3.  

Momento 4:

Etapa de prototipagem ou seja da construção do protótipo experimental, onde passamos por várias etapas.

Na primeira etapa fizemos as medições e seleções dos materiais que iriamos utilizar neste caso utilizamos canos para construção do equipamento. O suporte de papel higiênico de cano  é constituído de um 2 metros de cano, joelho, e conexões, logo em seguida o equipamento foi montado (figura 4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (211.4 Kb)   docx (112.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com