TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso dos Materiais de Custo Baixo como Método do Ensino para o Estudo da Geometria

Por:   •  28/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Qual é o seu tema de pesquisa?

“O Uso dos Materiais de Custo Baixo como Método do Ensino para o Estudo da Geometria Euclidiana no Ensino e Aprendizagem na Escola Fundamental”

  1. O que lhe fez escolher este tema? Qual é o seu envolvimento pessoal com o tema em questão?

Durante eu estudava no ensino fundamental e ensino médio, eu gostava muito da disciplina de Matemática, aprendia várias coisas, mas com a outra língua que era a língua Malayu. Os professores naquela época não usavam os materiais de custo baixo para aplicar no ensino, principalmente sobre a geometria, então é muito difícil para compreendê-la melhor. Tudo que nós aprendíamos era só a teoria, não havia matérias de custo baixo e os professores só baseavam nos livros didáticos.

Agora eu sou da habilitação em matemática, eu já tenho conhecimentos sobre a Geometria e até fizemos uma apresentação sobre a Geometria, então construímos alguns objetos Geométricos através da nossa criatividade para fazer apresentação na sala de Aula, da disciplina de História de Matemática.

Tudo isso me traz o motivo de trabalhar com a Geometria para que eu possa ampliar o meu conhecimento e ao mesmo tempo possa contribuir para meu País, e ajudar a desenvolver o ensino de Matemática na educação básica com o uso de Materiais de Custo Baixo.

  1. Qual é a relevância do seu tema de pesquisa para a sua formação, para a academia e para a sociedade?

A relevância do meu tema de pesquisa para minha formação é contribuir para minha profissão profissional, como uma professora da Matemática utilizando a metodologia bem didática, isto é compreender que na formação de professores não é suficiente o domínio do conteúdo, é necessário que o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao saber ensinar e utilizando metodologias e materiais variados. Essa é uma busca e uma construção permanente, mas o exercício dessa reflexão na pesquisa pode ajudá-la a encontrar formas de construir tais habilidades, ou seja, ajudá-la a desenvolver o novo conhecimento.

Em relevância para academia e para sociedade como uma proposta para utilizar materiais didáticos de custo baixo como metodologia de ensino e aprendizagem, assim como na academia possa colaborar também com a sistematização de experiências concretas de ensino, que pode ser constituir como fonte de pesquisa para professores e estudantes do curso de licenciatura, no sentido de desenvolver cada vez mais estratégias de ensino da matemática na educação básica e como na sociedade é colaborar para o entendimento da matemática como uma área de conhecimento que pode colaborar para um melhor entendimento dos problemas que se colocam na vida cotidiana dos estudantes, facilitando o diálogo entre as experiências de vida dos estudantes e a linguagem matemática, numa perspectiva de aprimoramento desse conhecimento.

  1. Qual problema está no ponto de partida de sua pesquisa? Como surgiu esse problema?

Durante eu atuava no PIBID e nos Estágios, observei que a maioria dos professores da Matemática utilizaram os materiais como os livros didáticos para o ensino da matemática e não tem os materiais suficientes como objetos matemáticos para facilitar os alunos a compreender. Além das observações, nós analisamos também os livros de várias áreas e encontramos nos livros da matemática que fala muito sobre a Geometria que é a base no ensino da matemática. A partir da observação e análise dos livros didáticos, é interessante trabalhar com a Geometria com o uso dos materiais de custo baixo no ensino básico.

Por isso, para ser professor/a deve amar a sua profissão, para que possa levar ou incentivar os seus alunos a estudar para que os seus objetivos possam alcançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com