TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Undamentos da Evolução Biológica

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos da evolução biológica

  • Charles Darwin- a voz do evolucionismo

Com o desenvolvimento do pensamento cientifico e consequentemente dos fundamentos naturalistas, diversos biólogos europeus adotavam o fixismo ou criacionismo como explicação para o surgimento e variação das espécies. Mas em meados do século XIX, se originava uma ideia que contestava os esclarecimentos religiosos.

Possuindo Charles Darwin, naturalista britânico, como propulsor dessa teoria, tinha como embasamento a distinção entre as espécies europeias e as recém descobertas, por meio das observações realizadas por Darwin durante sua viagem no Beagle, navio britânico. Contribuição essa que evoluiu para as bases teóricas do evolucionismo

Darwin, sempre atraído por história natural, embarcou em uma viagem, que proporcionou ao naturalista a oportunidade de esclarecer as indagações da comunidade cientifica, sobre a existência da evolução, através dos materiais coletados e anotações feitas, principalmente no arquipélago de Galápagos. Originando assim, os fundamentos da evolução biológica, por meio da ideia de parentesco evolutivo entre os seres vivos.

O raciocínio se deu por meio, de questões ligadas a diferença das mesmas espécies em lugares distintos, como os pássaros de galápagos. Encontrando a resposta com a hipótese de descendência com modificações, ou seja, adaptações especificas ao longo das gerações, ocasionando diferentes variedades ou espécies, originadas de uma mesma espécie ancestral.

Com o desfecho da teoria evolutiva, Darwin passou a se questionar sobre a diversificação da vida, chegando a dedução que a natureza exerce uma “triagem” sobre as espécies primitivas, ou seja, são selecionados os seres mais pertinentes às condições ambientais dominantes, influenciando na formação das próximas gerações.

 Em linhas gerais, o livro “Origem das Espécies” de Charles Darwin, publicado em 1859 introduzia as ideias de evolução, fundamentada em um ancestral comum, por meio de seleção natural.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com