TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.872 Palavras (16 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHNAGUERA UNIDERP

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL – SÃO LUIS MARANHÃO

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

               ELINETE MARTINS COSTA                                   RA 1789212778        

               LIANA CRISTINA DOS SANTOS  RIBEIRO        RA 2834305182

               MARIA JOSÉ DOS SANTOS S OLIVEIRA            RA 1697315026

               LEILA DE CÁSSIA CORDEIRO BALDEZ            RA 1697315374

               MARIA SANTANA DOS ANJOS MENDES            RA 2834312127

               MARIA RAIMUNDA DOS S DE OLIVEIRA          RA 2840282926

             

DESAFIO PROFISSIONAL

PROFESSORES  EAD

PROFª. MS ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES

PROFª. MARIA CLOTILDE  BASTOS

SÃO LUÍS – MA

2015

[pic 2]

                                UNIVERSIDADE ANHNAGUERA UNIDERP

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL – SÃO LUIS MARANHÃO

               ELINETE MARTINS COSTA                                   RA 1789212778        

               LIANA CRISTINA DOS SANTOS  RIBEIRO        RA 2834305182

               MARIA JOSÉ DOS SANTOS S OLIVEIRA            RA 1697315026

               LEILA DE CÁSSIA CORDEIRO BALDEZ            RA 1697315374

               MARIA SANTANA DOS ANJOS MENDES            RA 2834312127

               MARIA RAIMUNDA DOS S DE OLIVEIRA          RA 2840282926

               

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho de conclusão da disciplina Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I e Profissional do Curso de Serviço  semestre da Universidade Anhanguera Uniderp – pólo São Luís-MA, como requisito para complementação de nota, orientado pela tutora presencial Profa. Mara Jeannine Costa de Matos e  pelos (as) tutores (as) EAD Profa. Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes e Profa. Maria Clotildes Bastos.

SÃO LUÍS-MA

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar as transformações e o desenvolvimento da profissão dos Agentes Sociais na década de 80 e a atuação dos Assistentes Sociais contemporâneo.  Mas também busca refletir sobre todo processo que conduziu o Serviço Social a ser como temos visto hoje, em suas nuances e lutas pelo reconhecimento e por sua autonomia.

A categoria dos Assistentes Sociais foi sendo questionada pela pratica política de diferentes segmentos da sociedade civil, pelo crescimento dos movimentos sociais e das lutas em torno da elaboração e a aprovação da carta constitucional. Este trabalho tem como base o desenvolvimento, o reconhecimento da liberdade, maturidade que possibilita à questão social como também identificar os novos rumos acadêmicos, políticos e profissionais para o serviço.

O Serviço Social teve um grande impacto pelos fatos históricos decorridos em sua trajetória. Sob influência onde sua ação sempre foi colocada sob atenção da relação capital contra a dos trabalhadores. De um lado os dominantes, Instituições e Estado querendo mais poder e lucros e de outro lado os trabalhadores lutando contra a exploração a alienação e a mais valia deste antagonismo surgiu à questão social, resultante das lutas no combate ás desigualdades.

O Serviço Social surgiu e se consolidou historicamente, como uma profissão destinada a “mulheres”, ao desenvolvimento da caridade, solidariedade e organização da ajuda. Teve nas mulheres o atendimento a este chamado na Igreja, buscando dar resposta às expressões da questão social advinda do capitalismo, como miséria, fome e desordem social. Nesta trajetória o Serviço Social, como profissão reconhecida e inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, torna possível identificar uma história de conquistas, avanços e retrocessos da categoria profissional onde resgata a relação entre Serviço Social e movimentos sociais em defesas de políticas sociais e direito sociais que respondem ás lutas dos trabalhadores.

Importante destacar que a profissão surgiu no seio da Igreja Católica. Os operários do século XIX viviam em grau de extrema miséria e exploração, devido à industrialização e o desenvolvimento do capitalismo. Dá-se uma grande dimensão a questão social, neste momento. Devido a toda essa situação, a Igreja Católica Romana se posicionou, visto que a crise da época levaria a decadência da moral e dos costumes cristão, pela falta de princípios éticos na sociedade. Já no final do século XIX a Igreja Católica começa a intervir de forma mais clara. O Papa Leão XIII publica oficialmente a Encíclica (carta que o papa envia a todos os bispos, ou aos bispos de determinada região, para dar conhecimentos do seu pensamento sobre pontos de fé, de moral e da disciplina, ou sobre outros aspectos relativos ao governo da Igreja), que chama atenção da Igreja Católica sobre a situação operária que mostra sua tarefa e sua contribuição.  Onde enfatiza o causador de toda questão social, o liberalismo e o socialismo e convoca à intervenção o Estado para que ele apresente soluções ao problema operário. Declara com firmeza em documento que o Estado pode ser útil em melhorar a classe dos operários, pois tem como obrigação servir o interesse comum e que também exista a concordância das classes e não a luta entre elas, contrapondo assim o socialismo.

Diante das desigualdades sociais a Igreja na época estabelece como princípio que o homem deve aceitar com paciência a sua condição, não há como existir numa sociedade civil igualdade dos povos. Afirma ainda que o erro do capital é crer que as duas classes são inimigas, como se a natureza tivesse definido os ricos e os pobres para se combaterem.

A Igreja dentro de sua ação pede para que os operários católicos se associem afim de que seja feita a restauração dos costumes cristãos.

Ainda com início na década de 1960 e com progresso nas décadas de 1970 a 1980, sob a influência do Movimento de Reconceituação do Serviço Social Latino Americano, contextualizando a conjuntura histórica da época no mundo e principalmente na América latina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com