TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VERBOS MAIS UTILIZADOS

Trabalho Escolar: VERBOS MAIS UTILIZADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 8

Bandeira de Portugal

História do país

Em 1139, durante a reconquista cristã, foi fundado o reino de Portugal a partir do condado Portucalense, nascido entre os rios Minho e Douro. A estabilização das suas fronteiras em 1249 tornou Portugal o primeiro estado-nação europeu. Como pioneiro da exploração marítima na era dos descobrimentos, o reino de Portugal expandiu os seus territórios entre os séculos XV e XVI, estabelecendo o primeiro império global da história, com possessões em África, na América do Sul, na Ásia e na Oceania. Em 1580 uma crise de sucessão resultou na União Ibérica com Espanha. Sem autonomia para defender as suas posses ultramarinas face à ofensiva holandesa, o reino perdeu muita da sua riqueza e status. Em 1640 foi restaurada a independência sob a nova dinastia de Bragança. O terremoto de 1755 em Lisboa, as invasões espanhola e francesa, resultaram na instabilidade política e econômica. Em 1820 uma revolta fez aprovar a primeira constituição portuguesa, iniciando a monarquia com estatuto de Portugal na chamada partilha de África institucional que enfrentou a perda da maior colônia, o Brasil e, no fim do século, a perda de

Mapa de Portugal

Língua oficial em Portugal

A língua oficial da República Portuguesa é o português (parágrafo 3 do artigo 11.° da Constituição da República Portuguesa).

São também reconhecidas oficialmente

Clima: Portugal é um dos países europeus mais amenos: a temperatura média anual em Portugal continental varia dos 4 °C no interior norte montanhoso até 18 °C no sul.

População

Portugal, incluindo os Arquipélagos dos Açores e Madeira tem uma população estimada em 10 632 482 pessoas (estimativa INE em 2009),

Economia

A Economia de Portugal,é atualmente, a 38ª maior do mundo se considerarmos seu Produto Interno Bruto nominal, estimado em 229 mil milhões de dólares. Porém, se considerarmos sua Paridade de Poder de Compra, calculada em 272 mil milhões de dólares, figura como a 45ª maior do mundo.

Educação

O Sistema Educativo em Portugal é regulado pelo Estado através do Ministério da Educação e Ciência, antigos Ministro da Educação,1e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.2 O sistema de educação pública é o mais usado e mais bem implementado, existindo também escolas privadas em todos os níveis de educação.

Cultura

A cultura portuguesa tem as suas raízes na cultura celta, ibérica, germânica e romana. A diferenciação cultural dos portugueses manifesta-se através dos tipos de habitação, das manifestações religiosas, da gastronomia e do folclore, ou até das calçadas tipicamente portuguesas e da azulejaria

Literatura

A literatura portuguesa divide-se em poesia, prosa, filosofia e teatro. Em todas essas áreas houve artistas que se destacaram pelo gênio e pela cultura portuguesa rica em temáticas.

Bandeira da Angola

Mapa

História

Os habitantes originais de Angola foram caçador-coletores Khoisan, dispersos e pouco numerosos. A expansão dos povos Bantu, chegando do Norte a partir do segundo milênio, forçou os Khoisan (quando não eram absorvidos) a recuar para o Sul onde grupos residuais existem até hoje, em Angola (ver mapa étnico), na Namíbia e no Botsuana.

Língua oficial

No parágrafo n.º 1 do artigo 19.º da Constituição da República de Angola (2010) diz-se "A língua oficial da República de Angola é o português.

Clima

Angola, apesar de se localizar numa zona tropical, tem um clima que não é caracterizado para essa região, devido à confluência de três fatores:

• A Corrente de Benguela, fria, ao longo da parte sul da costa

• O relevo no interior

• Influência do Deserto do Namibe, a sudeste

Em conseqüência, o clima de Angola é caracterizado por duas estações: a das chuvas, de Outubro a Abril e a seca, conhecida por Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca, como o nome indica e com temperaturas mais baixas.

Meio ambiente

Perigos naturais - chuvas locais fortes causam inundações periódicas no planalto

População

A população é de18.056.072 angolanos (Julho 2011 est.)

Etnias

Cerca de 95% dos angolanos são africanos bantu, pertencentes a uma diversidade de etnias. Entre estas, a mais importante é a dos Ovimbundu que representam mais de um terço da população, seguidos dos Ambundu com cerca de um quarto, e os Bakongo com mais de 10%. Menor peso demográfico tem os Lunda - Côkwe, os Ovambo, os Nyaneka-Nkhumbi, os Ganguela e os Xindonga. Existem ainda pequenos grupos residuais de Khoisan (ocasionalmente designados como bosquímanos ou hotentotes), habitantes originais do território da Angola de hoje (e, portanto pré-bantu)

Problemas sociais

No país, grande parte da população vive em condições de pobreza relativa, com grandes diferenças entre as cidades e o campo: um inquérito realizado em 2008 pelo Instituto Nacional de Estatística indica que 37% da população angolana vivem abaixo da linha de pobreza, especialmente no meio rural (o índice de pobreza é de 58,3%, enquanto o do meio urbano é de apenas 19%). Nas cidades grande parte das famílias, além dos classificados como pobres estão remetidas para estratégias de sobrevivência. Nas áreas urbanas, também as desigualdades sociais são mais evidentes, especialmente em Luanda.

Economia

A economia de Angola caracterizava-se, até a década de 1970, por ser predominantemente agrícola, sendo o café sua principal cultura. Seguiam-se cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco e amendoim. Entre as culturas comerciais, destacavam-se o algodão, o tabaco e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com