TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vanguardas Europeia

Trabalho Escolar: Vanguardas Europeia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  1.658 Visualizações

Página 1 de 6

As Vanguardas Europeias

Movimentos:

• O Futurismo

• O Cubismo

• O Expressionismo

• O Dadaísmo

• O Surrealismo

Contexto Histórico

- O século XX é marcado por novas perspectivas na vida do homem, com inúmeras invenções tecnológicas e o crescimento do conhecimento científico.

- As cidades estavam sendo povoada por pessoas de diferentes etnias, e assim crescendo as atividades comerciais e industriais, além do mais os jornais, rádios e cinemas ganhavam o público cada vez maior.

- O passado era considerado algo para ser posto abaixo e o futuro pedia para ser construído, ou seja, no campo das artes, uma nova linguagem deveria ser criada, tratando do presente sem palavras do passado.

- Vários movimentos artísticos apareceram na Europa, como o Futurismo, Cubismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo, pregando ideias e linguagens nada usuais.

1909- O Futurismo

- É um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti no jornal francês Le figaro.

- Os primeiros futuristas europeus exaltavam a guerra e a violência.

- O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas tanto em Portugal quanto no Brasil, assumiram a impetuosidade futurista e conquistaram toda liberdade de expressão.

- Adotou o verso livre, os ritmos irregulares, a linguagem comum, falada e aboliram todos os esquemas fixos de construção de poemas e prosas.

- Representantes

• O italiano Filippo Marinetti- Publicação do Manifesto Futurista;

• O poeta paulistano Mário de Andrade- 1922 publica o Prefácio Interessantíssimo.

1007- O Cubismo

- Foi um movimento criado na tentativa de melhor interpretar os novos destinos do mundo.

- Em 1907, o pintor espanhol Pablo Picasso, decompunha em formas geométricas, diversas perspectivas dos objetos e em seguida, reunia-se caoticamente no plano.

- Um dos efeitos chocantes da pintura cubista é a sugestão de que a realidade é múltipla e simultânea sendo impossível aprendê-la em sua totalidade.

- Essa forma surpreendente de representação cubista criou muita polêmica entre os apreciadores da arte.

- Os quadros cubistas exigem que o espectador saiba isolar e reunir os elementos constitutivos da imagem para usufruir de sua beleza inusitada.

- No início dos anos de 1920, a arte cubista, com a sugestão dos planos simultâneos que formam a realidade e o cinema, com espetáculos deslumbrantes de suas imagens de movimento inspiravam os escritores modernistas que criaram uma técnica de construção de texto em que prevalece a sugestão de simultaneidade, de dinamismo.

- A literatura modernista então passou a apresentar narrativas entrecortadas que provocavam a ilusão de que as ações ocorreram no momento em que se lê.

- Representantes

• Pablo Picasso- com a obra Retrato de Marie- Therese;

• Alcântara Machado- com a obra Monstro de rodas.

1911- O Expressionismo

- O expressionismo surgiu em 1911 na Alemanha, aos expressionistas interessava representar sem nenhum freio da razão as imagens perturbadoras que brotavam inesperadamente das zonas mais profundas do ser.

- A arte expressionista, portanto, seria o registro do impacto, da exploração do medo, da revolta, das misérias humanas e de todas as sensações dolorosas.

- Contemporâneos dos futuristas, os expressionistas faziam questão de ser um contraponto, ao otimismo exagerado em relação aos avanços tecnológicos e apontavam a necessidade de investigar a alma humana.

- A produção de literatura expressionista na língua portuguesa é bastante restrita.

- Na verdade, encontram-se passagens em versos e prosas, que acentuam traços fortes, repulsivos, disformes, sugerindo desgosto, angústia, aversão, perturbações emocionais.

- Representantes

• O pintor norueguês Munch, que pintou a imagem O Grito;

• Mário de Andrade que publicou Amar, Verbos Intransitivos.

1919- O Dadaísmo

- O fundador do movimento Dadaísta foi Tristan de Tzara, que ressaltava as intenções de aniquilamento e de não propor nada em seu lugar é o que chama “não significa nada”.

- Na arte o Dadaísmo além de agregar cola, barbante, vidro, pregos, serragens e todo tipo de sucata na tela, os artistas plásticos utilizavam objetos fora do normal, originando significados absurdos e incompreensíveis.

- Na literatura encontramos poucas produções Dadaístas a maioria constitui uma experiência de destruição da linguagem, na qual não se abstrai nenhuma mensagem e com outras enunciam debochadamente a inutilidade das próprias ideias que apresentam.

- Representantes

• Tristan Tzara- Fundador do movimento;

• Marcel Duchamp- Roda de Bicicleta;

• Jeab Arp- Escultura Trousse D’ Um Da;

• O escritor alemão Ludwing Kassak- Escrevia poemas destruindo a linguagem Dadaísta.

1924- O Surrealismo

- André Breton dissidente do grupo Dadaísta liderou o movimento de busca pelo verdadeiro espírito criador.

- O repúdio ao racionalismo foi claramente registrado no primeiro Manifesto do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com