TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vanguardas Europeias

Dissertações: As Vanguardas Europeias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  2.128 Visualizações

Página 1 de 5

As vanguardas europeias

As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias que passaram pelo Panorama da Literatura do Brasil e deixaram de certa forma, sua contribuição, no que podemos dizer ruptura da estética até então reinante no nosso país. De acordo com o que se vê por parte dos postulantes da Literatura, foi na Semana da Arte Moderna que essas “estéticas literárias” foram influenciando os pensamentos de alguns literatos brasileiros pela inovação que se pretendia. Aqui, por fins acadêmicos, trataremos das seguintes correntes de estética europeia que em dado momento foi pressuposto para esse pensamento ideológico de Modernismo na Literatura Brasileira (Será?): Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.

CUBISMO

Em 1907, Pablo Picasso pintou Lês demoiselles d‘Avignon (As senhoritas de Avignon) e inaugurou o Cubismo. Segundo essas tendências, as figuras, reduzidas a formas geométricas, apresentam, ao mesmo tempo, o perfil e a frente, mostrando mais de um ângulo de visão. Nos quadros cubistas. A literatura cubista, inaugurada por Apollinaire, preocupou-se com a construção física do texto: valorizou o espaço da folha e a camada significante das palavras e negou a estrofe, a rima, o verso tradicional. Esse seria o embrião da nossa poesia concreta, da década de 50. O movimento cubista surgiu em Paris, entre 1907 e 1908, com a tela Lês Demoiselles d'Avignon (As Senhoritas de Avignon), pintada pelo espanhol Pablo Picasso.

FUTURISMO

Essa estética celebrava os signos do novo mundo – a velocidade, a máquina, a eletricidade, a industrialização. Apregoando a destruição do passado e dos meios tradicionais de expressão literária, o Futurismo (tendência que mais influenciou a primeira fase do Modernismo) propunha.

• liberdade de expressão;

• destruição da sintaxe;

• abolição da pontuação

• uso de símbolos matemáticos e musicais;

• desprezo ao adjetivo e ao advérbio

O movimento cultuava a vida moderna, a máquina, a velocidade. Reivindicava uma ruptura com o passado, buscando novas formas, assuntos e estilos, que melhor representasem a modernidade. Surgiu, oficialmente, em 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.

DADAÍSMO

Este foi o mais radical e destruidor movimento da vanguarda europeia. Fundado por Tristan Tzara, negava o presente, o passado, o futuro e defendia a ideia de que qualquer combinação inusitada promove um efeito estético. O Dadaísmo refletiu um sentimento de saturação cultural, de crise social e política. O Dadaísmo foi um movimento originado, entre 1915 e 1916, em Zurique, Suíça.

O movimento promovia o "terrorismo cultural", pois negava todas as tradições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com