TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vanguardas Européias No Brasil

Dissertações: Vanguardas Européias No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento

A proposta deste trabalho é analisar a relação existente entre os propósitos teóricos e resultados que nortearão o movimento o vanguardista Europeu e encontrar os pontos de convergência que serviram de lixo para o estabelecimento e a proliferação do movimento modernista brasileiro na primeira fase, bem como caracterizar a influencia das vanguardas européias deste período.

Relacionando a primeira fase com a influencia sofrida no contexto mundial, estabelecendo uma correlação com o contexto sócio-econômico cultural no qual se encontrava o país, afim de que possamos explicar a periodização do modernismo brasileiro, pelo fies sociocultural do país, bem como pelo fies dos pressupostos vanguardas europeus.

O termo Vanguarda vem do Francês Avant-guarde que significa o movimento artístico que “marcha na frente” anunciando a criação de um novo tipo de arte que também demonstra o caráter combativo das “Vanguardas” dispostas a lutar combativamente um prol da abertura de novos caminhos artísticos

HELENA

No final do século XIX a Europa encontra-se caracterizada por duas situações antagônicas: a euforia do processo industrial e dos avanços teóricos científicos, por outro lado, as conseqüências desse avanço do processo industrial é uma acirrada disputa pelos mercados consumidores e favorecedores que resultou na primeira guerra mundial. De um lado encontramos uma burguesia eufórica do outro todo pessimismo da decadência simbolista.

E em meio a esse emaranhado contexto sugere um clima propicio para uma efervescência artística que resultou no aparecimento de varias tendências que buscavam encontrar uma nova maneira de interpretar nossa realidade. E é neste conturbado período que surge uma multiplicidade de ”ismo” convencionado assim as chamadas Vanguardas européias.

Nas primeiras décadas do século XX, começaram a formar grupos de escritórios que sentiam a necessidade de renovação da literatura brasileira, o atual momento de construção artístico, constituía uma ânsia de renovação que tem o foco inicial de vertente européia que espalhou-se pelas Américas, mas o movimento brasileiro surgiu muito mais tarde, quase que como um eco do movimento vanguardista europeu.

Pois, ao completar cem anos de Independência, o Brasil passava por um surto de desenvolvimento urbano e industrial, criando uma idéia de que o país se modernizava com o centenário de Independência e deveria desenvolver também uma renovação cultural, no entanto, mostrou-se totalmente dependente dos padrões culturais europeus, pois apesar de não seguir a risca os elementos provenientes das vanguardas européias para exprimir os conteúdos modernos, porém brasileiros, pois eram provenientes da realidade de industrialização pelo qual o país passava , mas apesar de exprimirem conteúdos nacionais, ainda assim, o grupo de intelectuais modernistas apresentou-se totalmente dependente dos padrões culturais provenientes das vanguardas européias.

Após esta breve explanação do surgimento do Modernismo e do contexto que o inspirou bem como das influências advindas da Europa, faz se necessário conhecer sua proliferação no Brasil e necessidade de auto-afirmação na principal fase que o constitui.

A primeira fase do Modernismo brasileiro também conhecido como fase heróica inicia-se tradicionalmente com a realização da semana de Arte moderna na cidade de São Paulo, em 1922 foi considerado o marco introdutório do modernismo na literatura brasileira. Idealizada por um grupo de artistas a semana tinha por objetivo colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, ao mesmo tempo que pregava a tomada de consciência da realidade brasileira. Para isso na melhor que as palavras de Antônio Candido para comprar esta afirmação.

Os nossos modernistas da arte a vanguarda, aprenderam a psicanálise e plasmaram um tipo ao mesmo tempo local e universal de expressão, reencontrando a influencia européia por um mergulho no detalhe brasileiro.

CANDIDO

O período de 1922 a 1930 é o período mais radical do movimento modernista, pois ao mesmo tempo que se procura o modernismo, o original o polemico, o nacionalismo se manifesta em suas múltiplas faces na qual posso destacar a busca das raízes da nacionalidade através da literatura com a historia do personagem Macunaíma um herói brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com