TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variedades Linguisticas

Casos: Variedades Linguisticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 2

VARIEDADES LINGUÍSTICAS

Toda língua possui variações lingüísticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). As variações lingüísticas podem ser compreendidas a partir de três diferentes fenômenos.

1) Em sociedades complexas convivem variedades lingüísticas diferentes, usadas por diferentes grupos sociais, com diferentes acessos à educação formal; note que as diferenças tendem a ser maiores na língua falada que na língua escrita;

2) Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo;

3) Há falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros. São as gírias e jargões.

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

1) Linguagem formal é aquela em que se usa o padrão formal da língua, isto é, aquela ensinada na gramática, seu uso se dá em situações mais formais.

2) Linguagem informal é aquela em que se usa o padrão informal da língua, ou seja, é aquela usada em situações que não requer tanto rigor, como nas conversas com amigos ou com a família. É bom ressaltar que não existe um padrão certo e um errado. O certo é você adaptar sua fala de acordo com a situação.

Variações diafásicas

Tais variações estão relacionadas ao contexto comunicativo de forma geral, ou seja, a situação exigirá o uso de um modo de falar distinto. Como exemplo disso citamos um bate-papo informal e um discurso proferido em um evento solene, por exemplo. Outro exemplo é a redação de um texto escrito e uma conversa proferida no dia a dia.

Sim, a midia igonora pois ela esta mais preocupada em vender para agradar a maioria dos leitores que são atraídos por ''más'' noticias do que noticiar a verdade que vai agradar menos leitores e vender menos revistas, por que por incrível que pareça, a grande massa é atraída apenas por noticias ruins, gostam de ter do que reclamar.

Em vez de ficar contente com a evolução da Educação no Brasil. Por minima que ela seja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com