TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vicios De Lingual

Exames: Vicios De Lingual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  1.306 Visualizações

Página 1 de 2

De maneira menos ou mais intensa, todos os profissionais em uma empresa precisam lidar com a linguagem para exercerem suas funções.

De maneira menos ou mais intensa, todos os profissionais em uma empresa precisam lidar com a linguagem para exercerem suas funções. Para cargos de chefia, expressar-se bem é essencial, pois para coordenar pessoas é preciso passar as mensagens de maneira clara e direta. Como atualmente grande parte da comunicação é feita por escrito, os profissionais devem sempre estar atentos ao seu português. Incorreções podem criar uma imagem negativa, além de causar ambiguidades na interpretação. Os erros recorrentes, também conhecidos por “vícios de linguagem” são responsáveis por muitos desses problemas.

O advérbio ou pronome relativo “onde” é um exemplo perfeito, pois é extremamente comum vê-lo ser aplicado erradamente. Frases como “Este é um programa onde o usuário insere seus dados” são erradas, pois “onde” sempre expressa a ideia de lugar. No caso do exemplo, deveria-se substituí-lo por “em que”. Outro vício bastante comum é o uso da conjunção “enquanto” em sentenças como: “Marcos, enquanto chefe, deveria definir uma estratégia”. “Enquanto” serve para indicar temporalidade (Enquanto morei no Rio, pude frequentar o Maracanã). No exemplo, seria preferível usar a conjunção “como”.

Os verbos “haver” e “fazer” também são responsáveis por muitas escorregadas no português. No sentido de “existir” e “ocorrer”, ambos são impessoais, ou seja, não devem ser flexionados quando empregados para indicar tempo passado ou fenômeno neteorológico. Frases como “Houveram acidentes no caminho” e “Fazem meses que não o vejo” estão erradas. O correto é dizer “Houve acidentes no caminho” e “Faz meses que não o vejo”.

“Verificar junto ao departamento de vendas” ou “junto ao RH” também são frequentemente usadas de maneira errada. “Junto a” é uma expressão que indica proximidade, como em “Enviei a advertência junto ao boletim”. Nos casos acima, o correto seria substituir a expressão por “com” (“Vou verificar com o RH.”). Outro erro comum é a flexão de gênero do advérbio “menos”. Os advérbios são invariáveis, portanto não devem concordar com o substantivo, como acontece em “menas opções”.

A colocação dos pronomes nas frases também pode causar problemas na redação empresarial. Se na linguagem oral é muito comum o emprego do pronome antes do verbo (“Me passe o sal?”), na escrita a gramática recomenda que ele seja posto depois do verbo, como em “Faça-me o favor” e “Envie-me o relatório”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com