TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidas Secas - Análise

Dissertações: Vidas Secas - Análise. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

Vidas Secas - Graciliano Ramos

Graciliano Ramos escreveu em 1938, o livro que se tornou um dos maiores clássicos da literatura brasileira, “Vidas Secas” conta a historia de Fabiano, um sertanejo, um oprimido, um sonhador, que morava em um sertão abandonado pelo estado.

Em meio à crise financeira da bolsa de Nova Iorque, a crise cafeeira, a Revolução de 1930 e da ditadura Vargas, Graciliano Ramos trouxe a tona uma realidade que muitas vezes não se via na literatura. Ele mostrou com muita perfeição as dificuldades enfrentadas pelo sertanejo na região Nordeste do Brasil.

O livro gira em torno de Fabiano e sua família que buscam incansavelmente a sobrevivência em um lugar que predomina a fome, seca, solidão e ignorância.

Todos os personagens são essenciais para o desenvolvimento da trama. Cada um da família de Fabiano apresenta suas próprias características, mais o que todos eles têm em comum é a falta de articulação verbal. A partir daí Graciliano optou por usar uma linguagem simples e narrada em 3ª Pessoa, já que ninguém da família poderia tinha “condições” de ser o narrador. Esse fato é muito curioso, pois “Vidas Secas” é a única obra de Graciliano que apresenta narrador em 3ª Pessoa.

Fabiano era um sertanejo sonhador, que mesmo oprimido e explorado por seu patrão, tinha orgulho de ser um bom vaqueiro. Sua mulher, Sinhá Vitória era trabalhadora e como Fabiano, sonhava em uma vida melhor, além de ser um pouco menos ignorante que Fabiano. O Filho Mais Novo do casal queria muito ser um ser um grande vaqueiro assim como seu Pai. O Filho Mais Velho tinha grande curiosidade sobre o significado da palavra “Inferno”, então busca ajuda em sua mãe. O Papagaio da família é um personagem interessante, pois ele não sabia falar, apenas latia, já que era a única “comunicação” que se ouvia entre a família. E Por fim mais não menos importante, o personagem mais emblemático da historia, a cachorrinha Baleia, que por pensar, sonhar e se “comunicar”, ela tinha mais características humanas que a própria família, sendo assim humanizada. Outro personagem importante na narrativa é o Soldado Amarelo, que além de ser corrupto oportunista e arbitrário, ele representava a ditadura da “Era Vargas”. O Soldado detinha o respeito de Fabiano por ser um representante do governo.

Graciliano deu a sua obra detalhes que são sutis, mais que a enriquecem mais ainda. Além de ser em 3ª pessoa, o autor não coloca nomes próprios nos filhos de Fabiano, não usa adjetivos, ou seja, tudo isso evidencia a falta de articulação verbal da família. Também não podemos esquecer que o nome da cachorrinha Baleia representa o mar e a vontade do sertanejo que ter água em seu sertão, um detalhe pequeno, mas curioso.

O livro “Vidas Secas” não é apenas um clássico da literatura, mais também é uma obra de arte, pois todo o livro é formatado de uma forma, que faz o leitor entrar no contexto de Fabiano e sua família. Por isso que em 1962 “Vidas Secas” foi premiado pela Fundação Willian Faulkner (EUA) e um ano depois virou um filme.

A literatura brasileira impressiona! Com ela conhecemos um Brasil de riquezas naturais e de um índio forte e valente, para isso é só viajar no mundo de “O Guarani”, ou visitar uma terra desolada e seca em que vive Fabiano, o “Herói” de “Vidas Secas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com